NoticiasPolítica

Gusttavo Lima lidera índice de Presidenciáveis nas redes sociais em fevereiro

O cantor Gusttavo Lima lidera em fevereiro o IDP – Índice Datrix de Presidenciáveis, levantamento sobre a dinâmica das redes sociais dos principais nomes considerados na corrida presidencial para as eleições de 2026. Aplicado nas redes sociais até o dia 19 de fevereiro, o estudo mostra que o artista alcançou um índice de 37,45 pontos. Ele é seguido de perto por Pablo Marçal, com 32,68 pontos. Em terceiro lugar, aparece o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, com 27,60 pontos.

Dono de uma gigantesca base de fãs, somando mais de 45 milhões de seguidores no Instagram, Gusttavo Lima fez no período uma única publicação sobre política, no dia 7de fevereiro. Na postagem, o cantor obteve um impressionante engajamento de cerca de um milhão de interações. Mais de 65% das menções ao cantor por stakeholders têm alguma relação com as Eleições de 2026.

Presidente Lula

A título de comparação, a postagem com mais engajamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva neste mês de fevereiro reuniu cerca de 250 mil interações – quatro vezes menos do que obteve Gusttavo Lima. Lula aparece em sexto lugar no IDP, com 11,26 pontos.

João Paulo Castro, CEO da Datrix, afirma que, embora esteja atrás de Gusttavo Lima, Lula é o presidenciável com maior centralidade no debate digital, atraindo 85% de todas as menções a presidenciáveis em fevereiro. “O que os dados mostram é que o presidente reagiu nas redes, aumentou o seu colchão reputacional, conseguindo se comunicar melhor e receber mais menções positivas”, afirma Castro.

Entre os principais temas negativos relacionados nas menções a Lula estão a inflação dos alimentos e os pedidos de impeachment, que ganharam força nas redes. As pesquisas de opinião geraram repercussão mista: de um lado, há menções negativas devido à queda na popularidade, mas por outro lado há um viés positivo, já que os levantamentos indicam que o atual presidente venceria a disputa na maioria dos cenários.

Na segunda posição no IDP, Pablo Marçal alcançou mais de 75 milhões de pessoas com menções à sua candidatura à Presidência com tendência positiva. O destaque foi a possibilidade de Marçal assumir a presidência do PRTB em 2025. “Marçal segue com uma base de seguidores muito grande e extremamente engajada”, afirma o CEO da Datrix. Após o fechamento do estudo, na semana passada, a Justiça Eleitoral de São Paulo tornou Pablo Marçal inelegível pelos próximos oitos anos, em decisão ainda sujeita a recurso.

Tarcísio de Freitas ocupa o terceiro lugar. Após mais de dois anos no cargo, o governador do estado de São Paulo mantém a reputação positiva no ambiente digital. “Quando analisamos apenas as menções favoráveis, ele fica atrás apenas de Gusttavo Lima”, afirma João Paulo Castro. No entanto, em suas próprias redes sociais, ocupa a sexta posição entre os presidenciáveis. O governador enfrenta uma dualidade no debate digital: isoladamente, sua possível candidatura é muito bem recebida, mas quando seu nome é associado a Jair Bolsonaro, a polarização política tende a aumentar as menções negativas. Vale lembrar que o ex-presidente Bolsonaro não foi avaliado no levantamento do IDP por estar inelegível até 2030, devido ao julgamento no TSE – Tribunal Superior Eleitoral realizado em 2023.

Os principais resultados do IDP de fevereiro foram apresentados no domingo, 23, na estreia do “CNN Eleições – 2026 Já Começou”, programa mensal de análises comandado pelo cientista político Antonio Lavareda, sócio fundador da Datrix, e por Clarissa Oliveira, na CNN Brasil. Todos os meses, o programa apresentará uma nova rodada de resultados do estudo do IDP.

Metodologia

O IDP – Índice Datrix dos Presidenciáveis combina três grandes dimensões: engajamento nas redes próprias dos presidenciáveis; os comentários em páginas de stakeholders – incluindo influenciadores, imprensa e outros políticos –; e a tonalidade das postagens, que pode ser classificada em muito positiva, positiva, neutra, negativa ou muito negativa. È utilizada IA para extrair e analisar milhões de dados de plataformas como X (antigoTwitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky e YouTube, garantindo uma visão ampla e atualizada a cada momento da performance digital dos presidenciáveis. A partir dessa análise, gera-se uma nota de -100 a +100 para cada presidenciável, que reflete sua performance digital.

Sobre a Datrix

Com uma equipe de doutores em estatística, ciência de dados e sociologia, além de especialistas em inovação e tecnologia, a Datrix é uma startup de análise de dados digitais cuja missão é transformar dados em recomendações estratégicas e análises preditivas para líderes do setor público e privado.

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Instagram e Twitter @thiaggocamilo
Botão Voltar ao topo