Noticias

Holy Art 20-24 Celebra a Arte e a Cultura Cristã Contemporânea na Galeria Victor Hugo

Entre os dias 29 de novembro e 06 de dezembro de 2024 São Paulo foi palco do Holy Art 20-24, evento realizado na prestigiada Galeria Victor Hugo. A programação celebrou o encontro entre arte, cultura e espiritualidade, destacando a presença de personalidades como a cantora Jamily, que emocionou o público com sua apresentação musical, e o ator Felipe Folgosi, que realizou uma inspiradora palestra sobre o universo da produção de quadrinhos, abordando o processo criativo e a narrativa visual.

O ponto alto do evento foi a premiação do I Salão de Arte e Cultura Cristã Contemporânea do Brasil, que reuniu obras de artistas de diversas regiões do país. O curador Oscar D’Ambrosio destacou a qualidade dos trabalhos e o simbolismo de transformação e renascimento representado na exposição.

Destaques do Concurso:

1. Primeiro lugar: Thinello
A obra vencedora traz a imagem de jovens com mochilas olhando para uma parede, uma alegoria potente sobre a sociedade contemporânea. “Cada pessoa carrega às costas suas ancestralidades, dores presentes e sonhos futuros. A expressão visual é uma maneira dessas manifestações ganharem espaço na mente e na sociedade”, analisa Oscar D’Ambrosio.


2. Segundo lugar: Valcir Spinola
Em segundo lugar, Valcir apresenta folhas secas em composição com materiais como ouro, numa representação poética do ciclo natural e humano. Para o curador, “cada manifestação natural ou artística instaura um novo mundo de ação, multiplicando possibilidades interpretativas”.


3. Terceiro lugar: Wander de Melo
O terceiro colocado explora temas que transitam entre a tradição bíblica e o universo esportivo, utilizando cores intensas e um estilo marcado pela ausência de linhas retas. “Essas atmosferas criadas pelo artista geram emoção e dinamismo, dialogando profundamente com o espectador”, completa D’Ambrosio.


Reflexões do Curador:

Para o curador, o Salão foi uma oportunidade de explorar o fazer artístico como um processo de transformação:

“Todo nascimento pode ser visto como o ponto de partida de uma trajetória. O maior ensinamento do fazer artístico é transformar a jornada terrena num acontecimento magnífico.”

Na caminhada que a exposição propõe, portanto, há infinitos comportamentos. Há os que são movidos pela intuição, os racionais, os criativos, os otimistas e os pessimistas. Talvez a melhor jornada seja a daqueles que conseguem conciliar essas vertentes numa síntese que permita tomar as melhores decisões nesse processo de renascer constante que um Salão de Arte como este propicia, ressalta Oscar.

Oscar D’Ambrosio é pós Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, crítico de arte e curador.

Holy Art 20-24 reafirmou o poder da arte como meio de conexão, reflexão e espiritualidade. Mais do que um evento, a iniciativa abriu espaço para o diálogo entre diferentes formas de expressão artística e o público, inspirando novas perspectivas para o futuro da arte cristã no Brasil.

Sobre a Galeria Victor Hugo:
A Galeria é uma casa que aposta em artistas contemporâneos e no colecionismo.
Inaugurada em 2012, a Galeria Victor Hugo tem a preocupação de manter em seu acervo os reflexos das transformações da arte e da sociedade.
Acreditando na arte em movimento e na arte como expressão do melhor da vida, segue marcando presença no cenário artístico da capital.
Sediada em São Paulo, a Galeria Victor Hugo acumula um acervo de mais de 12 mil obras. Uma coleção que ganha, a cada dia, um maior protagonismo de ícones da Street Art, como Kobra, Crânio e Mr. Brainwash e também de artistas contemporâneos de renome como Claudio Tozzi, Yuli Geszty, Marysia Portinari,Yugo Mabe e Kenji Fukuda e muitos outros.
Instagram: @galeriavhoficial
Site: www.galeriavictorhugo.com.br

Serviço:
Local: Galeria Victor Hugo – São Paulo
Endereço: Rua Teodoro Sampaio, 1248
Entrada: Gratuita
Horário da galeria: 10hs às 18hs.

Screenshot 20241213 151547 Gmail
Screenshot 20241213 151608 Gmail
Screenshot 20241213 151619 Gmail

Vanessa Goulartt

A atriz e jornalista, atuou na novela da Rede Record. Participou das novelas Maria Esperança (2007), no SBT e Ti Ti Ti (2010), na Rede Globo, onde também esteve na minissérie Dercy de Verdade (2012). Apresenta o programa Dezpadronizada na Rádio Vibe Mundial.
Botão Voltar ao topo