A alegria e a animação deram o tom da noite. Nesta quarta-feira (25), a Mercosul Store inaugurou a megaloja no Shopping Uptown, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, na presença de cerca de 150 convidados, entre empresários, jornalistas e chefs de cozinha.
A marca, que nasceu na cidade de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, é referência na distribuição de equipamentos e utensílios para os segmentos do comércio alimentício, como cozinhas hospitalares, hotéis, mercados, sorveterias, hamburguerias e franquias.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do empresário Fabrício Teixeira, presidente e fundador da Mercosul, que destacou a resiliência do grupo após o incêndio que destruiu o estoque da empresa, há um ano, deixando um prejuízo de R$ 50 milhões. “Lembro de, naquele dia, ter a certeza de que eu iria reconquistar tudo o que perdi. Essa loja é um sonho, foi pensada em cada detalhe para os nossos clientes e parceiros. Nós queremos alcançar patamares cada vez mais altos em nível de experiência para eles.
Além da enorme variedade de produtos no primeiro piso, a megaloja conta ainda, no segundo andar, com uma cozinha montada e um auditório para 150 pessoas. A proposta é que o espaço receba diversos eventos, como aulas shows, treinamentos e testes de equipamentos. Já no terraço, um espaçoso rooftop completa o espaço da loja. Durante a noite de inauguração, o local foi palco de apresentações musicais e confraternizações.
Diamante destaca fomento de networking
O chef João Diamante, um dos convidados da cerimônia, reforçou a importância dessa conquista da Mercosul Store e citou a retomada do setor de alimentos e bebidas no Rio.
“A loja está linda, completa, com todos os equipamentos e utensílios necessários para o dia a dia de um comércio gastronômico. Ter um espaço amplo e confortável, que permite receber encontros de profissionais do segmento, pode fomentar o networking e tornar-se um lugar muito importante para a gastronomia do Rio de Janeiro. Hoje nós temos o segmento de alimentos e bebidas em recuperação e com grande geração de empregos.”
Também estiveram presentes os chefs Rodrigo Barros, do Churrasco do Rodrigo; Cátia Braga, do restaurante Mia Cucina e do buffet Cátia Braga Gastronomia; Cris Lima, do Reserva Gastronomia; os chefs Cadu Freitas, Thiago Pereira, Gerson Fernandes, Taiana Rodrigues e Julio Rodrigues; o presidente do Polo Gastronômico da Zona Sul do Rio e sócio dos restaurantes Le Pulê e Canastra, Thiago Moura; o deputado estadual Felipinho Ravis; e o diretor do Instituto Coalizão Rio e da Associação Comercial e Industrial de Duque de Caxias, embaixador da Baixada Fluminense e gestor de Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, Julio Souza.
O evento teve ainda representantes de nomes da gastronomia fluminense, como André Kunzé, do Cevina Steak Bar; Zinho, da Duquesa Confeitaria; Silas Moreira, sócio do Doma House; David Rolim, do Capitão Jack – Pizzas & Piratas; e Estevão Alves, da Casa Cria.
Ao fim da cerimônia oficial, houve o tradicional corte de fita simbolizando a inauguração.
Expansão esperada para 2024
Durante a cerimônia, o diretor de marketing da empresa, Luciano Moreira, revelou que a marca pretende, já no próximo ano, diversificar a oferta de serviços. O planejamento inclui a abertura de estúdios para gravação de conteúdos audiovisuais, uma escola de gastronomia, a locação de equipamentos, a criação de uma agência de publicidade voltada exclusivamente para o setor gastronômico, a venda de insumos para limpeza e manutenção dos equipamentos e uma assistência técnica com atendimento 24h por dia.
“Um dos nossos slogans é ‘Novos sonhos’. Então estamos planejando e sonhando alto para o ano que vem. Assim como um polvo com seus vários tentáculos, queremos em 2024 atender de forma integral o nosso cliente. Esse é o nosso principal objetivo”, disse.
A proposta da Mercosul Store é expandir a sua atuação a nível nacional, inclusive com a abertura de franquias em outros estados do país. A marca tem o propósito de oferecer uma consultoria especializada além da venda de produtos, com um time de especialistas capacitados para oferecer o apoio necessário e auxiliar em todas as etapas do processo.
O horário de funcionamento da Mercosul Store é das 9h às 21h, de segunda-feira a sábado, e das 12h às 20h, aos domingos e feriados. A loja fica localizada na Av. Ayrton Senna 5500, bloco 5, loja 144, Barra da Tijuca (logo após a entrada do estacionamento).
Sobre a Mercosul Store
A Mercosul Store tem lojas no Rio de Janeiro (Barra da Tijuca e Penha), em Nova Iguaçu (RJ) e em Campinas (SP). Além dessas, a empresa abrirá em breve um showroom na cidade de São Paulo. Há, ainda, centros de distribuição em cinco estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Bahia e Pernambuco. Ao longo de sua trajetória, a Mercosul atendeu a mais de 30 mil clientes. Atualmente uma referência com sua capacidade de armazenamento e logística, tornou-se uma das maiores distribuidoras de marcas, como Venâncio, Fricon, Macom, Toledo e Skymsen. Com estoque de 20 mil m² divididos em três estados, uma frota própria e parcerias por todo o Brasil, a empresa é hoje a número 1 do mercado. A empresa também tem e-commerce, no site www.mercosulstore.com/.