A 27ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo começou na sexta-feira (6) e vai até o dia 15 de setembro no Distrito Anhembi, na zona norte da capital paulista. Para aproveitar o evento ao máximo e evitar perrengues, o influenciador literário, Ricardo Villardo, que viralizou com vídeos de humor sobre literatura e o hábito da leitura no TikTok e no Instagram, separou cinco dicas.
“1 – Levar sua garrafinha de água, pois tem bebedouros espalhados por toda a Bienal – em especial próximo aos banheiros”.
“2- Basicamente todos os Stands tem sessão de promoções com livros até 20 reais. Vale vasculhar direitinho pois tem muitos livros famosos em promoções”.
“3- baixar o mapa da Bienal antes de chegar no evento. No último sábado (7) que estava com ingressos lotados, o sinal ficou comprometido no pavilhão. Se você já estiver com o mapa não terá problemas de achar o seu stand favorito”.”
“4 – antes de sair de casa, verifique a programação do dia, quem sabe seu autor favorito ou influencer literário não estará lá nesse dia.. além de ficar por dentro das ativações valendo brindes”.
“5 – Leve seu lanche- Apesar da bienal contar com duas grandes praças de alimentação e mais alguns pontos espalhados.. em dias de lotação máxima as filas podem demorar mais de uma hora, garantir um lanche de casa com toda certeza só terá vantagens”;
Ricardo, que está indo na Bienal todos os dias, também listou três livros imperdíveis
“’Tudo é Rio’ – da autora Carla Madeira. Esse livro me deixou pensativo por duas semanas e, mesmo após ler, fiquei preso em sua narrativa durante alguns dias”.
“’Ainda Estou Aqui’, do autor Marcelo Rubens Paiva. Este livro ainda estou lendo, mas amando a forma como Paiva conta a história de sua família.
“’Belladonna’ da autora Adalyn Grace. VR Editora. Ainda não li, mas está na minha lista de favoritos para ler. Este livro faz parte de uma trilogia, porém o terceiro será lançado ano que vem”