
O Instituto Mundu marcou presença na Festuris 2025 apresentando o melhor da cultura mineira. A presidente Liliane Ferreira destacou como a organização evoluiu de uma associação voltada ao Museu Histórico Abílio Barreto para se tornar uma entidade pioneira que projeta Minas Gerais nacionalmente e internacionalmente.
“A gente trabalha com desenvolvimento sustentável, patrimônio cultural, e encontramos no turismo a grande vitrine para a exposição de tudo de melhor que o Estado de Minas Gerais tem para oferecer”, explicou Liliane. Segundo ela, o conceito de mineridade está presente em cada mineiro e conquista a simpatia de todos nas feiras em que o instituto participa.
A hospitalidade mineira é um dos pilares do trabalho desenvolvido pelo Instituto Mundu. “O mineiro é boa prosa, a gente tem sempre algum caso, o queijo nunca falta na casa de ninguém e a gente gosta de receber muito bem”, conta a presidente. Ela reforça que Minas passa por sabores e saberes, valorizando a cozinha tradicional e o acolhimento característico do estado.
Com 853 municípios, Minas Gerais oferece diversos circuitos turísticos com particularidades únicas. “Cada roteiro guarda suas especificidades, apresentando Minas no melhor que tem, na sua cozinha e na sua prosa e nos seus casos”, ressalta Liliane Ferreira.
A 37ª edição da Festuris começou no dia 6 e vai até o dia 9 de novembro, em Gramado, está reunindo representantes de destinos turísticos, empresas do setor gastronômico e hoteleiro de todo o país.









