Noticias

Instituto Zeca Pagodinho inaugura os Murais “Santíssima Trindade” e “Deixa Vida Me Levar”

No dia 6 de agosto, a partir das 10h30, o Instituto Zeca Pagodinho inaugura, na Rua Jessé Gomes da Silva, em Xerém, os murais “Santíssima Trindade” e “Deixa Vida Me Levar”, que fazem parte do projeto “Tons da Baixada: um museu a céu aberto”. O evento contará com uma roda de choro comandada por Artur Costa. 

Elaborada pelo muralista Cazé, com assistência artística de Cesola Mendes e com pesquisa e produção de Pedro Rajão, a obra “Santíssima Trindade” celebra Pixinguinha, Donga e João da Baiana, cujas influências se estendem também ao choro, maxixes e lundus. O mural ilustra suas trajetórias e legados imortais, refletindo desde os primeiros encontros em terreiros, passando pelas manifestações de resistência e arte, e se aprofundando na conexão desses artistas com a cultura e a ancestralidade africana. Uma das cenas do mural se refere à história da canção “Pelo Telephone”, de Donga. Este samba, considerado o “primeiro samba gravado” na história, em 1916, teve inspiração na capa do jornal A Noite de 2 de maio de 1913. 

Já a arte do muro “Deixa a Vida Me Levar” foi feita por 30 alunos do Instituto, durante as oficinas de grafite e stencil, que ocorreram no mês de maio e foram conduzidas pelo artista visual Rodrigo CB, pelo grafiteiro Isaac RGT e pela artista relacional e educadora Gabriele Valente. Os murais, também inspirados nos gênios do samba, terão um QR Code que direcionará os visitantes ao site do projeto, onde será possível acessar uma playlist sobre a Santíssima Trindade do Samba e suas biografias. Aliás, na data da inauguração, o cantor, compositor, percussionista e curador do projeto Bira da Vila comanda um bate-papo, em das salas do IZP, junto com o muralista Cazé e o produtor cultural e pesquisador Pedro Rajão. Eles vão falar sobre o processo criativo das obras e discutirão a importância e legado de Pixinguinha, Donga e João da Baiana. 

O projeto “Tons da Baixada: um museu a céu aberto” é uma iniciativa cultural que visa homenagear e preservar a rica herança musical da Baixada Fluminense e do Rio de Janeiro, especialmente no gênero do samba. A proposta é combinar arte urbana, música e inclusão social, e tem como objetivo central a criação de um espaço de referência cultural no município de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.

Apoiados pela Lei Paulo Gustavo através do Edital de Chamada Emergencial nº 17/2023 ‘Conexões Urbanas’ da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, o projeto “Tons da Baixada” marca o 59º mural do NegroMuro, que há 6 anos realiza um mapeamento da memória negra através do muralismo, uma arte urbana em larga escala. Este é o terceiro mural na Baixada Fluminense, celebrando os três gênios que nasceram no Rio de Janeiro no final do século 19 e marcaram para sempre a história da música brasileira. O primeiro foi produzido em São João de Meriti, na casa de João Cândido, o Almirante Negro da Revolta da Chibata, e o segundo, no Ilê Omijuaro, Terreiro de Mãe Beata de Iemanjá, em Nova Iguaçu. As artes retratam com carinho o samba de terreiro, o samba urbano e a evolução musical, misturando tradição com o contexto social e político da época. Os três músicos são representados em momentos icônicos, destacando seu papel como pilares do samba e ícones da música brasileira.

Serviço:

Data: 06 de agosto  

Horário: 10h30  

Local: Instituto Zeca Pagodinho, Rua Jessé Gomes da Silva, 54 – Xerém, Duque de Caxias – RJ, 25245-620

Ficha Técnica projeto “Tons da Baixada: um museu a céu aberto”:

Concepção: Instituto Zeca Pagodinho  

Produção Executiva: Xerém Projetos  

Curadoria: Bira da Villa  

Coordenação de Produção: Bianca Ferraz  

Coordenação de Pesquisa: Clara Martins, Aline Soares  

Produção Audiovisual: Bruno Gaigher  

Oficineiros: Gabriela Valente, Rodrigo CB, Isaac RGT  

Assessoria de Imprensa: JB Assessoria de Comunicação 

Mídias Sociais: Lacomunica  

Acessibilidade Cultural: Braga Produções  

Mural “Deixa Vida Me Levar”:  

Gabriela Valente, Isaac RGT, Rodrigo CB  

Mural “Santíssima Trindade”:  

Arte: Cazé Arte  

Artista Assistente: Cesola Mendes  

Pesquisa e Produção: Pedro Rajão

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Instagram e Twitter @thiaggocamilo
Botão Voltar ao topo