a iQiyi (www.iq.com), no aplicativo que pode ser baixado no Apple Store e Google Store ou ativando a plataforma da marca nas smart TVs, o usuário terá acesso ao conteúdo de mais de 8 mil ‘doramas’ (séries dramáticas) chineses, coreanos, tailandeses, filipinos e de outros países asiáticos, além de shows de variedade, animes e mais de 3.500 filmes.
A plataforma possui conteúdo gratuito e premium (lançamentos), que está disponível pelo preço promocional de R$9,90 no primeiro mês de assinatura e o catálogo inclui algumas das séries asiáticas mais vistas do momento, como os dramas Love’s Rebellion (fantasia e artes marciais), A Beautiful Lie (romance), Strange Tales of Tang Dynasty II – To the West (suspense), Fangs of Fortune (suspense) e The White Olive Tree (romance).
A chegada ao Brasil faz parte da estratégia global da iQiyi de expandir a oferta de entretenimento asiático a novos mercados, disse Leo Geng, vice-presidente sênior do iQiyi. “Conteúdos originais chineses do iQiyi foram bem recebidos nos mercados de língua espanhola no ano passado. Com a expansão para o Brasil este ano, ampliaremos o alcance de nossos conteúdos premium para um público que já é grande fora da Ásia.”
Cultura e tradição
Os doramas asiáticos possuem vários gêneros. Nas produções chinesas, que têm como pano de fundo a tradição cultural da China, os gêneros Wuxia (heróis marciais) e Xianxia (heróis imortais) unem fantasia e artes marciais. Mas também há séries que abordam temas contemporâneos em romances, comédias, dramas e fantasia, e que estão despertando interesse crescente no público brasileiro.
De acordo com o relatório Consumo de Streaming na América Latina 2024, da agência de marketing digital Sherlock Communications, o interesse do público brasileiro por séries e culturas estrangeiras é cada vez mais consolidado. No Brasil, o tempo médio de consumo diário de streaming é 3,3 horas, pouco abaixo das 3,4 horas do México. Quase dois terços dos usuários de streaming do Brasil (63%) consome séries e filmes, tendo como principais objetivos entretenimento e descontração (76%) e conhecer novas culturas (31%).
Além do Brasil, a iQiyi anunciou sua estratégia de expansão na América do Sul com operações de streaming no México, Peru, Chile, Argentina e Colômbia. Os países poderão acessar o conteúdo da plataforma com legendas em espanhol.
Pela alta demanda de narrativas asiáticas no Brasil e América Latina, Geng reforça que a iQiyi precisa estar presente nos grandes mercados. “Queremos promover a cultura asiática e chinesa no Brasil e demonstrar nosso compromisso de atender às demandas de conteúdo cultural dos telespectadores globais”.
Sobre a iQiyi
Nascida em 2010 como spin-off da gigante de tecnologia Baidu, a iQiyi logo se tornou a provedora líder de serviços de vídeo de entretenimento online na China. Em 2018, a Iqiyi abriu seu capital na bolsa eletrônica dos Estados Unidos (NASDAQ: IQ) e, ao longo do tempo, diversificou sua atuação com serviços de publicidade online, distribuição de conteúdo, jogos online, licenciamento de IP e agenciamento de talentos.