Famosos

Ivete Sangalo homenageia Clara Nunes e entrega o registro de seu amor pelo samba

A Rainha do Brasil tem um novo reinado: o do samba. Ivete Sangalo anuncia o lançamento de “Ivete Clareou”, um projeto audiovisual grandioso e íntimo, gravado no coração pulsante do Rio de Janeiro — em uma roda de samba histórica no charmoso bairro de Santa Tereza, no dia 12 de agosto. Mais do que um disco, “Clareou” é um resgate de raízes e uma declaração de amor ao gênero que pulsa na veia do país.

O título é uma homenagem direta à força feminina e à ancestralidade do samba: Clara Nunes. Ivete revela a conexão profunda com a Guerreira: aos três anos, a primeira música que aprendeu a cantar inteira foi “Conto de Areia”, sucesso de Clara, o que lhe rendeu o carinhoso apelido de “Veveta Marechera”.

“O ‘Clareou’ existia desde o momento em que eu comecei a cantar, porque, na minha casa, o clima do ‘Clareou’ era eterno. Meu pai tocava violão, minha mãe cantava e nós tocávamos os instrumentos. No começo da minha existência, o samba era a grande pulsação da minha casa e continua sendo até hoje.”

Ivete abre as portas de sua memória afetiva, honrando o ritmo que a influenciou desde a infância, em um projeto que ela define como um sonho realizado e um resgate emocionante: “Eu tenho certeza de que, agora, essa minha tomada de decisão tem muito a ver com a energia de meu pai. Na minha relação fluida com esse segmento, sem me colocar limites ou barreiras.”

O álbum é um encontro de gerações e estilos, reunindo a voz poderosa de Ivete com alguns dos maiores nomes do pagode e do samba contemporâneo.

“Nem Precisa Responder”, um dueto com Belo. Ivete não poupa elogios ao parceiro: “A voz de Belo nos embala. Não há como não gravar com ele. Eu pensei nele imediatamente quando ouvi essa composição. Ele tem uma digital inconfundível, que faz tremer o coração de qualquer ser humano apaixonado”.

Belo retribuiu o carinho, celebrando a adesão da Rainha ao gênero: “Estou muito feliz em poder participar, em saber que ela está em nosso segmento e em nosso gênero. Seja muito bem-vinda. Rainha do nosso Brasil, também, fortalecendo o movimento do pagode”.

“É o tipo de convite que a pessoa pergunta se você pode estar com ela certo dia e certa hora. Certos convites não são convites, são intimações e a gente aceita de peito aberto”, comenta Péricles celebrando o encontro com a cantora e a sua colaboração em “Por Inteiro”. O sambista ainda destaca em sua fala a reafirmação de Ivete Sangalo dentro do samba e do pagode brasileiro em “Ivete Clareou”: “O que está acontecendo é uma afirmação de algo que o Brasil já deveria saber há muito tempo: o som que a Ivete faz tem tudo a ver com o samba, o nosso samba e o nosso pagode.”

Dilsinho deixa sua marca moderna em “Mó Loucura”, e comemora: “É muito bom a gente poder, depois de tanto tempo de amizade e tantos ensinamentos que ela trouxe para a minha vida e minha carreira, estar podendo cantar com ela de novo e poder fazer parte de um projeto que tem uma luz que só a Ivete tem. A gente quis cantar uma música jovem, com um clima legal. Ela tem essa energia pulsante que traz da Bahia!”

Em “Loucuras de uma Paixão”, Ivete divide os vocais com o mestre Jorge Aragão, que não esconde a admiração pela cantora: “O poder da Ivete enquanto profissional deixa a gente imaginar que a estrada do samba pode ser muito mais pavimentada daqui para frente. O samba está ganhando muito com ela, agregando carinho ao nosso lado.”

Arlindinho, um dos nomes da nova geração do samba, está presenta na faixa ” O Bem/ Agora Viu Que Me Perdeu”, também celebrou: “Foi uma honra, falar da Ivete é uma honra. É um prazer estar aqui, parece que estou em um filme. Estou muito feliz. O projeto está lindo, assim como tudo o que a Ivete faz, com muito amor, muita música de qualidade. Me sinto honrado de fazer parte de um projeto grande e de uma artista tão generosa.” 

Fechando as participações no álbum, com sua inconfundível voz em “Sem Ataque e Sem Defesa”, Maria Rita. “Você percebe que ela tem um respeito, e isso é muito importante em um país que não cuida do samba como deveria ser cuidado, com sua identidade nacional. Ela escolheu o caminho mais honroso. No fim das contas, é muito bom ver ela feliz e ver como ela está respeitando o samba”, falou a sambista.

“Ivete Clareou” transita entre o novo e o atemporal, trazendo quatro inéditas compostas para o projeto (“Nem Precisa Responder”, “Vai Tomando”, “Por Inteiro” e “Mó Loucura”), misturadas a um repertório de releituras que são a espinha dorsal do samba. Entre os clássicos estão: “Juízo Final”, “Canto das Três Raças”, “Retalhos de Cetim”, entre outros.

O registro em Santa Tereza foi prestigiado por uma plateia ilustre de amigos e personalidades, como Fátima Bernardes, Juliette, Regina Casé e Lore Improta, consolidando o clima de festa e celebração que o samba e Ivete podem proporcionar.

“O Clareou é uma verdade na minha vida, uma realidade, um sonho realizado. Mais uma vez, eu peço licença para cantar o samba, que mora no meu coração e agora é de conhecimento de todo mundo.”

Turnê “Ivete Clareou”

O lançamento de “Ivete Clareou” é o aperitivo para a nova turnê nacional que levará a festa e o carisma da Rainha para cinco capitais brasileiras: São Paulo (25 de outubro), Belo Horizonte (1° de novembro), Rio de Janeiro (22 de novembro), Salvador (30 de novembro) e Porto Alegre (13 de dezembro).

A Rainha é do Brasil, e o Brasil é do samba. E Ivete Clareou.

Ivete Clareou 

  1. Nem Precisa Responder Feat Belo
  2. Vai Tomando
  3. Clareou
  4. Juízo Final / Canto Das Três Raças
  5. Por Inteiro Feat Péricles
  6. Marechera
  7. Faz Tempo / Me Abraça
  8. Maçã Do Amor / Num Corpo Só
  9. Mó Loucura Feat Dilsinho
  10. Loucuras de Uma Paixão Feat Jorge Aragão
  11. Cheguei Pra Te Amar / Não Me Faça Esperar
  12. Sem Ataque, Sem Defesa Feat Maria Rita
  13. Trilha do Amor / Derê / Nuvem
  14. Me Engana Que Eu Gosto / Tarde demais
  15. Tempo de Aprender / Não Foi à Toa
  16. O Bem / Agora Viu Que Me Perdeu Chora Feat Arlindinho
  17. Ah! Como Eu Amei / Retalhos de Cetim
  18. Flor do Reggae / Não Precisa Mudar

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Instagram e Twitter @thiaggocamilo
Botão Voltar ao topo