
Com com vasta experiência em projetos sociais o profissional promete desenvolver ações em defesa das minorias do Rio de Janeiro. O jornalista carrega no currículo experiência em políticas públicas e trabalhos sociais, foi nomeado secretário-geral da Diretoria de Defesa da Diversidade da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro (OAB/RJ), para o triênio 2025-2027. O profissional, formado em comunicação social, possui experiência em diferentes esferas governamentais e no terceiro setor, e chega ao cargo no AIB com a missão de ampliar o número de profissionais associados além de defender a inclusão a diversidade e a democracia.
“Eu me sinto muito honrado e muito feliz com o reconhecimento em ser escolhido como Diretor Social da Associação de Imprensa do Brasil promovendo ainda mais a diversidade para o quadro de diretores e membros ” explica.
*Trajetória profissional dedicada à inclusão social*
A carreira de Rafael é marcada por uma forte atuação em favor da diversidade e dos direitos humanos. No executivo municipal, integrou a Coordenadoria Especial de Diversidade Sexual do Rio de Janeiro. No âmbito estadual, atuou nas secretarias de Trabalho e Renda, além da pasta de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. No legislativo, contribuiu com o Fórum Permanente de Desenvolvimento Social e Econômico do Estado do Rio, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
“É um momento de transformação na minha carreira e que eu sou muito grato ao presidente da AIB, Manuel Lopes e a vice-presidente, Graça Paes.
O novo diretor possui extensa experiência no terceiro setor, tendo colaborado com a Casa Nem, considerada o primeiro abrigo para pessoas LGBTQIAP+ no Brasil. “Sempre acreditei que o trabalho social precisa estar alinhado com as reais necessidades das pessoas vulnerabilizadas”, explicou Rafael. “Cada experiência que tive, seja no executivo, no legislativo ou no terceiro setor, me mostrou a importância de construir pontes entre as instituições e a sociedade civil.”
*Desafios e perspectivas para a nova gestão*
Na nova função, Rafael Gomes terá a responsabilidade de colaborar com projetos que visem à proteção e promoção dos direitos de grupos minoritários, incluindo mulheres, idosos, pessoas com deficiência e a comunidade LGBTQIAP+. Sua experiência em instituições como o Grupo Pela Vidda, a Associação Filantrópica Arte Salva Vidas, a ONG Nóiz e o Instituto Rede Incluir, será fundamental para o desenvolvimento de ações efetivas.
“Minha prioridade será aproximar a AIB das demandas reais dos cidadãos fluminenses que sofrem discriminação e exclusão”, afirmou o comunicador. “Precisamos fortalecer os canais de diálogo com a sociedade civil para que possamos construir políticas realmente inclusivas e transformadoras.”
O jornalista também ressaltou a importância de seu trabalho na gestão de projetos políticos e sociais. “Acredito que minha experiência na administração pública contará ainda mais para valorização da Associação de Imprensa do Brasil” finaliza.