FamososNoticias

Lançamento do programa Turminha da Jujuba reúne pais e filhos com uma proposta nunca antes vista

O evento registrou o episódio piloto de uma temporada que promete orientar, educar e auxiliar no desenvolvimento do público infantil

Nesta terça-feira (15), a psicóloga Juliana Barbato, especialista em neurodivergência e autismo, deu um passo importante e revolucionário para o universo da indústria audiovisual. Com um trabalho dedicado ao desenvolvimento de crianças, ela reuniu seus convidados no buffet Spasso Dourado, na zona oeste da capital paulista. O evento contou com cerca de 200 convidados, que aguardavam a estreia do programa “Turminha da Jujuba”, em meio a diversos brinquedos para a alegria dos pequenos e um ambiente agradável para a recepção dos pais.

O evento apresentou o episódio piloto do programa, que, ao longo da temporada, promete amparar o desenvolvimento do público infantil a partir de situações-problema que viabilizam soluções a serem identificadas pelo próprio espectador, auxiliando-o a lidar com adversidades e frustrações do dia a dia. O núcleo conta com a personagem principal, que dá nome à trama: Jujuba, inspirada na própria criadora. Ela surge para ajudar a turma a resolver conflitos, sempre com inteligência e positividade.

Além dela, há outros seis personagens que compõem o universo do programa de forma inclusiva e divertida, com música, cores vivas,adequadas à percepção visual da criança, e informações pensadas para facilitar o entendimento e a interpretação. Entre os amigos e suas características únicas estão Pandu, o panda artista que adora desenhar e colecionar folhas; Rafa, a raposa introspectiva, meticulosa e observadora, que prefere o silêncio e os quebra-cabeças;

Nino, o rinoceronte calmo e metódico, que precisa de rotina e tranquilidade para se sentir bem; e seu melhor amigo Pipo, um passarinho expressivo, sensível e muito observador, que está constantemente ao lado de Nino para ajudar o restante da turminha a compreender seus gestos e atitudes, já que ele não possui verbalidade. Há também Caco, o macaquinho travesso, que é pura energia e criatividade; e, por último, mas não menos importante, Cora, uma coruja sábia, professora da turma, que fala sobre sentimentos, virtudes e convivência com doçura e firmeza.

Natural de Florianópolis, mãe de dois filhos e com um desejo latente de ajudar o próximo, Juliana planeja e sonha com os próximos episódios e com o futuro do projeto. Apesar de o desenho não ser voltado exclusivamente para crianças autistas ou neurodivergentes, ela se mostra otimista para que esse público se sinta representado e encontre um cenário menos excludente. “A identificação é o caminho. As crianças neurodivergentes muitas vezes não se veem representadas na mídia, e com a Turminha da Jujuba, elas encontrarão personagens com características que espelham seus próprios desafios e formas únicas de ver o mundo. Isso gera acolhimento, pertencimento e autoestima. Não é um desenho sobre rótulos, é sobre pessoas reais em seus diversos jeitos de ser.”

São episódios de 8 minutos, produzidos por uma equipe ímpar, essencial para que o projeto se tornasse possível. O cineasta, animador e diretor da Turminha da Jujuba, Thiago Andrade, evidencia que essa oportunidade é a realização de um sonho. “Na verdade, eu abracei o sonho da Juliana, e ele passou a ser o meu sonho também. Ela dizia que sempre teve o intuito de ajudar as pessoas, e eu compactuo do mesmo sentimento. Então, só de estar trabalhando com animação e começar um projeto tão lindo como esse, que não é só entretenimento, é educação, é inclusão, já faz muito sentido para mim, de verdade. Aliás, não existe esse tipo de trabalho no mercado que inclua dessa forma, e é legal salientar que não é uma animação para crianças específicas, é uma animação para qualquer tipo de criança.”

Gabriella Vivere

Gabriella Vivere, tem em seu currículo um vasto conhecimento tanto na comunicação, quanto em gestão de empresas. Além de jornalista, em seus mais de 15 anos de experiência em conectar pessoas e empresas, ela também é especialista em vendas, grandes marcas, commodities e mercado internacional. A paixão por comunicação surgiu após trabalhar em uma agência multinacional de notícias. Seu talento e expertise com novos negócios lhe deram visão para ampliar suas conexões e experiências profissionais.
Botão Voltar ao topo