“Quem trabalha na Globo também trabalha para o globo”. Esse é o tema da nova campanha ESG da Globo, que mostra como os conteúdos da empresa estimulam o debate de causas importantes para a sociedade enquanto divertem, informam e emocionam os brasileiros. Os apresentadores Rita Batista, Luciano Huck e Aline Midlej são os protagonistas dos filmes. O primeiro, que fala sobre meio ambiente, é conduzido por Rita Batista e entra no ar a partir do dia 5 de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Ricardo Moyano, diretor de criação de Marca e Comunicação da Globo, explica que os três filmes são apenas uma parte da campanha ESG da Globo: “Montamos um grande painel de LED e usamos tecnologia unreal, de produção virtual, para fazer com que tudo acontecesse em tempo real no set. Imagens de nossos conteúdos foram projetados na esfera de LED, que se transforma na marca Globo e depois no planeta Terra, fazendo um paralelo entre nosso símbolo e o globo terrestre, que é a base do conceito desta campanha. Esses filmes dão início a uma comunicação que vai se manter viva ao longo de todo o ano. Assim como a Globo busca fazer diferença todo dia, a campanha também trará pequenos filmetes que mostram, na prática, como a empresa reflete no conteúdo de suas plataformas os seis compromissos assumidos publicamente na Agenda ESG”.
Utilizando a tecnologia de produção virtual, que integra, em tempo real, efeitos visuais e de pós-produção no set de filmagens, foi construída uma imensa tela esférica de LED, de 7 metros de altura por 14 metros de largura, para projetar imagens de produções do jornalismo, do esporte e do entretenimento da Globo.
No primeiro filme, as imagens são de programas que iluminaram temas ambientais. Rita Batista explica que, enquanto a Globo conta histórias todos os dias, despertando consciência ambiental em milhões de brasileiros, a empresa também trabalha de forma sustentável. No momento em que a tela se transforma na imagem do planeta, Rita conclui que quem trabalha para a Globo também trabalha para o globo e para todo mundo que vive nele.
Quando a câmera abre, vemos Rita Batista no centro do estúdio, à frente da tela que toma a forma da marca Globo, ao lado de outros colaboradores da empresa. O filme é assinado com o slogan da agenda ESG da Globo, ‘Fazer Diferença Todo Dia’, mostrando que a contribuição da empresa para o futuro do país é diária.
Outros dois filmes completam a campanha. Aline Midlej vai comandar a peça que fala sobre a atuação da Globo para o aumento da diversidade dos seus times, na frente e por trás das câmeras. E Luciano Huck estrelará o filme que explica o impacto social de todo o conteúdo que é produzido pelas plataformas da empresa.
“A nova campanha reforça que a agenda ESG da Globo não é apenas sobre a nossa atuação, mas sobre como tudo que fazemos, na frente e por trás das telas, pode contribuir para uma sociedade mais justa. Exibimos um conteúdo forte que gera conversa, mobilização e conscientização, ao mesmo tempo em que nossas operações são pautadas pela sustentabilidade, ética e transparência”, explica o líder da agenda ESG da Globo, Manuel Belmar, diretor de finanças, jurídico, infraestrutura e de produtos digitais e canais pagos.
A Agenda ESG da companhia foi lançada em 2022 e teve sua 3ª edição do Relatório de Sustentabilidade divulgada no final do mês de abril. O documento, que traz o status de cada uma das metas dos seis compromissos da Globo, está disponível no link: somos.globo/esg.
Assista aqui ao primeiro vídeo da campanha: https://www.youtube.com/watch?v=-xE1l0XKnO0
Ficha Técnica – ESG
Diretor de Marca & Comunicação: Manuel Falcão
Diretor de Criação: Ricardo Moyano
Gerente de Criação: Tai Cockell
Criação: Carlo Iulio e Julia Custódio
Diretor Estratégia de Marca & Comunicação: Bernardo Magalhães
Gerente de Planejamento: Bruno Altieri
Planejamento: Victória Cosato
Diretora de Marketing & Operações: Mariana Novaes
Gerente de Atendimento: Simone Szwarcwald
Coordenadora de Atendimento: Viviane Tanner
Atendimento: Juliana Cordeiro
Gerente de Produção: Ricardo Leo
Coordenadora de Produção: Gabriela Bonn
Produção Executiva: Alexandre Lourenço
Especialista em Produção: Klemerson Cantalice
Produtor: Cristiano Gesualdo
Produtor: Marcelo Pi
Produtor: Luana Cruz
Parceiros
Direção: Livia Gama
Assistentes de direção: Maria Gentil
Dir de fotografia – Vagner Jabour
Asst de câmera – Flávio Chacal Geromel
Asst de câmera – Ana Carolina Nascimento
Asst de câmera – Renata Carvel
Logger – Rafa Chami
Gaffer – Diogo Costa
Asst de elétrica – Daniel Barnete
Asst de elétrica – Carlos Eduardo
Asst de elétrica – Rodrigo Lá Rocha
Maquinista – Nicolau Rodrigues
Asst de maquinaria – Carlos Jota
Asst de maquinaria – jefferson Luiz
Asst de maquinaria – Roberto Correian
Produção Virtual Quanta
Direção Diogo Costa Pinto
Operação Vinicius Volcof, Leonardo Silvério, Isis Passos e Gabriel Ferreira
Produção Marina Marques
Áudio
Produtora de áudio: Comando S
Diretor de Música: Serginho Rezende
Produção de Música: Tiago Occilupo
Finalização: Equipe Comando S
Atendimento: Elis Pedroso / Juliana Marchetti
Coordenação: Paulo Galvão