CinemaNoticias

“Máfia da dor”, filme da Netflix com Emily Blunt e Chris Evans, é tema de debate no MIS

No dia 12 de dezembro, às 20h, o público do MIS poderá acompanhar, pelo canal do museu no YouTube, um debate sobre o filme da Netflix “Máfia da dor”, protagonizado por Emily Blunt e Chris Evans. O médico Paulo Saldiva e o também médico e ambientalista Gilberto Natalini abordarão os temas do longa, que apresenta os terrores da indústria farmacêutica nos Estados Unidos e é baseado em uma história real sobre a venda de opioides.

O evento faz parte do #CineCiência, programa mensal do MIS (instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo) que promove debates sobre filmes que abordam temas científicos. A cada edição, há a discussão em torno de um clássico, comentado por um especialista na área cientifica em questão, sempre com mediação de José Luiz Goldfarb, coordenador do projeto.

Sobre o filme

Máfia da dor 

(dir. David Yates, Reino Unido/EUA, 2023, 124 min, 16 anos, disponível na Netflix) 

Após perder o emprego, Liza Drake (Emily Blunt), uma mãe solo, está em seu limite. Depois de um encontro casual com o representante de vendas eticamente duvidoso Pete Brenner (Chris Evans), ela recebe uma proposta tentadora e decide começar a trabalhar em uma startup farmacêutica. No entanto, o que parecia ser uma trajetória economicamente ascendente, se mostra um perigoso esquema de extorsão. A mãe solo acaba se envolvendo no esquema criminoso, e precisará lidar com um chefe cada vez mais desequilibrado (Andy Garcia), o agravamento da condição médica da sua filha (Chloe Coleman) e a consciência crescente da devastação que a empresa está causando ao seu redor – o que força Liza a examinar suas escolhas. “Máfia da dor” expõe o que algumas pessoas são capazes de fazer por desespero – e outras, por ganância. 

Sobre os convidados 

Paulo Saldiva é médico patologista, professor universitário e pesquisador brasileiro. Formou-se na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1977, onde, desde 1996, é professor titular do Departamento de Patologia. Desenvolve pesquisas sobretudo nas áreas de fisiopatologia pulmonar e poluição atmosférica, analisando o impacto da qualidade do ar sobre a saúde da população. É membro do Comitê de Qualidade do Ar da Organização Mundial de Saúde e pesquisador do Departamento de Saúde Ambiental da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Organizou o livro “Meio ambiente e saúde: o desafio das metrópoles”, lançado em 2011. 

Gilberto Natalini émédico cirurgião gastro em exercício. É ambientalista e foi vereador em São Paulo por cinco mandatos. Autor da lei de reuso da água e proponente das 19 Conferências Climáticas da Cidade. 

Sobre o mediador 

José Luiz Goldfarb possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado em Filosofia e História da Ciência pela McGillUniversity, no Canadá, e doutorado em História da Ciência pela USP. Atualmente, é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), vice-coordenador do programa de estudos Pós-Graduados em História da Ciência para o Biênio 2018/2019 e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC-SP. Além disso, Goldfarb também atua como conselheiro do Museu Judaico de São Paulo e é membro honorário da Academia Paulista de Educação. 

Serviço | CineCiência – “Máfia da dor”

AO VIVO no canal do MIS no YouTube

Data: 12.12, às 20h

Classificação: livre

Núcleo de Cinema do MIS tem como patrono Goldman Sachs. A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O MIS tem como mantenedora a empresa B3 e tem o apoio institucional das empresas Kapitalo Investimentos, Vivo, Grupo Travelex Confidence, Grupo Veneza, John Deere, TozziniFreire Advogados, Siemens e Lenovo. O apoio operacional é da Kaspersky, Pestana Hotel Group, Telium, Quality Faria Lima e Hilton Garden Inn São Paulo Rebouças.

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Redes sociais @thiaggocamilo | @thiaggocamilopress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo