Coluna Rodrigo Teixeira

Marcas apostam em produção de reality shows e webséries parafortalecimento da imagem

A estratégia ganha força entre as empresas que apostam na modalidade para alcançar públicos diversificados

As marcas estão investindo cada vez mais em produções de reality shows e webséries
como estratégia para fortalecer sua imagem e se conectar com o público. Esse movimento,
que tem ganhado espaço entre empresas de diversos setores, visa promover produtos e
engajar consumidores em narrativas envolventes e autênticas.

Ao adotar formatos que mesclam entretenimento e marketing, seja por meio de patrocínio
ou criação de conteúdo original, essas empresas buscam alcançar audiências
diversificadas e criar uma relação mais próxima e duradoura com os clientes.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Portal Terra, 81% dos espectadores de reality shows
tendem a se interessar pelos produtos que aparecem nos programas. Esse dado
demonstra o potencial desses programas em aumentar a visibilidade das marcas e gerar
um impacto direto no comportamento de compra.

O diretor de cena e sócio da Próspero Filmes, Neto Nass, destaca que investir em projetos
como realities e séries institucionais transforma produtos e serviços em verdadeiras
experiências de entretenimento. Ele acredita que marcas que compreendem essa
dinâmica conseguem envelopar seus serviços e produtos em narrativas impactantes que a
imagem e criam conexões duradouras com o público.

“Uma marca que investe numprojeto como esse, entende que um produto deixou de ser um mero produto e passou a ser entretenimento”, afirma Nass.

Neto Nass
Neto Nass


Ele destaca ainda que a produção de um reality show ou série envolve um planejamento
detalhado e uma execução precisa nas etapas de pré-produção, produção e
pós-produção. Entre as particularidades, Nass ressalta que as filmagens costumam
ocorrer de forma intensa em um período mais curto, mas a pós-produção pode durar
muitos meses e demandar equipes volumosas para garantir que o conteúdo final atenda
às expectativas da marca e do público.

Conteúdo personalizado
A Britânia será a patrocinadora principal do novo reality show culinário da Band, “Mestres
da Air Fryer”, que estreou em novembro. A atração leva as famosas air fryers da Britânia
para a cozinha do programa, em um formato que promete valorizar ainda mais a
popularidade desses equipamentos no Brasil. Além das air fryers, todos os
eletrodomésticos presentes no cenário serão da Britânia, reforçando a presença da marca
e destacando sua qualidade em cada detalhe da produção.

Com apresentação de Luiza Possi, o reality show contará com uma equipe de jurados fixos
composta por Bruna Hermogenes e Dalton Rangel, além de convidados rotativos. Os
participantes, 10 cozinheiros amadores, terão a chance de mostrar suas habilidades em
desafios culinários criativos utilizando as air fryers da Britânia. Ao final da competição, o
vencedor receberá uma air fryer personalizada da marca e um prêmio em dinheiro no
valor de R$ 30 mil.

Com “Mestres da Air Fryer”, a Britânia reforça seu posicionamento e promove sua linha de
eletrodomésticos como itens essenciais na cozinha, oferecendo ao público um programa
que combina entretenimento e inovação.

Para Emanuelle Henche, gerente de marketing da Britânia, o objetivo é criar uma conexão
autêntica entre a marca e o público. “Estar presente em um reality show como o Mestres
da Air Fryer, é importante para a Britânia unir entretenimento e consumo, para fortalecer
uma afinidade que vai além da publicidade tradicional”, afirma.

O investimento no “Mestres da Air Fryer” não é a primeira incursão da Britânia no
entretenimento. A marca já produziu conteúdos audiovisuais para conectar-se com o
público em campanhas temáticas, como a série de podcasts “Cuidando de Quem Cuida”,
em homenagem ao Dia das Mães, que abordou os desafios e as transformações na vida
das mães. Além disso, em outubro, a empresa lançou a série de videocasts “Mais Tempo
para o seu Cuidado”, em parceria com o IBCC Oncologia e como apoio à campanha
Outubro Rosa, voltada à conscientização sobre a prevenção do câncer de mama.
Apresentada por Sabrina Parlatore, a série trouxe temas importantes de saúde para o
público.

Outro exemplo é o reality Master Mechanic, da Massey Ferguson, produzido pela Próspero
Filmes em parceria com a Agência Desafio, que alcançou resultados expressivos ao
envolver seu público em uma competição de alto nível técnico, que já acumulou mais de
3,5 milhões de visualizações no YouTube. O reality conta com 3 episódios em que
mecânicos agrícolas mostraram as suas habilidades técnicas em automação de máquinas.
A dupla vencedora, Anderson Rodrigues, de Vacaria (RS), e Darlon Mota, de Patos de Minas
(MG), conquistou um troféu exclusivo, R$ 20 mil para cada integrante e uma viagem para
Buenos Aires, com visita à fábrica da Massey Ferguson em General Rodriguez, na
Argentina.

Neto Nass descreve a experiência da produção, destacando o período de 8 meses de
pré-produção, uma semana intensa de filmagens e dois meses de pós-produção para
entregar o projeto em tempo recorde. O projeto contou com uma equipe de mais de 120
profissionais diretos e indiretos, evidenciando a complexidade e a dedicação necessária
para uma produção desta magnitude. O trabalho da Próspero Filmes envolveu também o
desenvolvimento de mais de 50 vídeos para as plataformas digitais, com o objetivo de
engajar ainda mais o público antes, durante e após a exibição do reality.
Segundo o Diretor, o maior desafio enfrentado pela produção do reality foi a direção de
arte, já que o estúdio de 1.200 metros, utilizado nas gravações, foi construído pela equipe
de produção do zero.

Sobre a Britânia: Fundada em 1956, a Britânia é uma das principais líderes de mercado
nos segmentos de eletrodomésticos e eletroportáteis do país, levando aos seus clientes
produtos com inovação, criação, qualidade e tecnologia. Presente em 98% dos lares e com
média de mais de 300 novos produtos por ano, a Britânia se destaca como uma das
marcas mais queridas e confiáveis do Brasil.

Sobre a Próspero Filmes: Fundada em 2017 por Neto Nass e Dayane Lima, a Próspero
Filmes se destaca no cenário audiovisual do interior paulista, com uma proposta única de
contar histórias que geram conexões reais e inspiram reflexões. A produtora, que já
atendeu grandes marcas como Ajinomoto, Brasilprev, Bosch, John Deere, Chevrolet GM,
Massey Ferguson, e outras, oferece soluções personalizadas para cada cliente, focando
sempre no storytelling.

Rodrigo Teixeira

Repórter com mais de 13 anos de carreira. Formado em jornalismo pela Estácio de Sá e pós graduado em Metodologia do Ensino Superior pela Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj). Com experiência em diversos segmentos do jornalismo, entre eles, no meio corporativo, artístico, e no poder público. Com passagem pelas redações dos maiores portais de internet do país, inclusive á produziu conteúdo para o portal iG. Experiência de gestão, redação e projetos especiais para o on-line dos Jornais O Dia e Meia Hora. Web Repórter da Rede TV, na sucursal do Rio de Janeiro e correspondente do programa "Tô na Fama", da Rede TV do Tocantins.
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