Na última segunda-feira, 12 de agosto, São Paulo foi palco de um evento emocionante, que reuniu cerca de 100 pessoas em prol dos direitos de meninas e meninos com deficiência no Brasil. Um leilão beneficente promovido pela Mauricio de Sousa Produções e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com ColorPlus – marca de papéis especiais da Blendpaper – e Shopping SP Market, vendeu vinte e seis versões do Sansão, o fiel escudeiro da personagem Mônica. Cada um deles foi estilizado e assinado por um diferente estilista brasileiro, os arremates somaram mais de 350 mil reais, superando a meta inicial de 230 mil.
O evento foi realizado com o objetivo de garantir que, independentemente de suas necessidades, crianças e adolescentes tenham acesso a uma educação de qualidade em um ambiente acolhedor e inclusivo. Toda a renda proveniente do leilão será destinada a iniciativas do UNICEF voltadas à garantia de uma educação inclusiva de qualidade nas escolas públicas em parceria com o Instituto Rodrigo Mendes (IRM). Com o recurso arrecadado será possível capacitar cerca de 675 professores, beneficiando direta e indiretamente 2.500 alunos. No Brasil, ainda há muitas crianças, adolescentes e jovens com deficiência fora da escola, e muitos desafios para a permanência delas na escola, aprendendo. Estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento/transtornos do espectro autista e altas habilidades/superdotação representam apenas 3,3% das matrículas no ensino fundamental, 1,7% no ensino médio e 0,5% no ensino superior, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP, 2019).
“Acreditamos que é direito de toda criança – e adolescente – com ou sem deficiência estar na escola aprendendo. Vamos investir toda a quantia arrecadada em uma iniciativa com o Instituto Rodrigo Mendes para o fortalecimento de uma educação inclusiva, por meio da formação de gestores e professores. Assim, esperamos contribuir para aprimorar o atendimento em todas as dimensões da vida escolar de crianças e adolescentes com deficiência. Queremos que mais e mais atividades pedagógicas inclusivas sejam ofertadas nos distintos espaços da escola: salas de aula, bibliotecas, laboratórios e quadras poliesportivas”, explica Mônica Dias Pinto, chefe de Educação do UNICEF no Brasil.
“Ver o Sansão, companheiro de tantas histórias virar símbolo de solidariedade e se tornar capaz de ajudar tantas crianças pelo Brasil, enche meu coração de alegria. É muito gratificante saber que, por meio dessa iniciativa, poderemos levar mais inclusão e oportunidades para crianças e adolescentes com deficiência. A educação é a base para um futuro mais justo e igualitário para todos e nós da Mauricio de Sousa Produções, temos muito orgulho em fazer parte dessa história”, contou Mônica Sousa, Diretora Executiva do Departamento Comercial da MSP.
A Coleção do Sansão – Estilistas Brasileiros
O leilão beneficente fez parte do último ano de comemorações do aniversário de 60 anos da personagem Mônica que, desde 2007, é embaixadora do UNICEF Brasil. Entre os artistas, celebridades e empresários que participaram da noite fazendo lances para garantir uma versão estilizada e assinada por estilistas brasileiros do inseparável companheiro da Mônica estão os embaixadores do UNICEF Brasil Renato Aragão e Lázaro Ramos.
“Amei o meu Sansão e saber um pouco mais sobre os dois artistas que fizeram ele. Vou tratar como uma obra de arte, que é de verdade. Vou colocar em um quadro e guardar para a posteridade”, afirma o ator e diretor Lázaro Ramos. “O Sansão que o Lázaro está levando para a casa é muito representativo. Fala da essência da comunidade de Perus, na periferia de São Paulo, ajudando a moda preta e periférica e trazendo empoderamento, resistência e autoestima para todos nós”, completa Will da Afro, designer, estilista e CEO da AfroPerifa.
Também estiveram entre os estilistas selecionados para criarem versões exclusivas do coelho Sansão Priscilla, Camilla Macedo, Carol Barreto, Dani, Gabriel, Isa – Isaac Silva Brands, Luiza Mallmann, Meninos Reis, Olé Rendeiras, Priscilla, Ronaldo Fraga e Walério Araújo. As peças customizadas puderam ser conferidas pelo público em geral durante uma exposição itinerante que percorreu algumas cidades do País. A ação contou com o apoio da Panini, líder mundial no setor de colecionáveis e publicações; e a GOL, transportadora aérea oficial da campanha Mônica 60 anos.