MC Cariokinha sempre foi uma apaixonada por animais. Desde criança seus pais tiveram bichos em casa, mas não era dela. Agora, com a chegada do Meiokilo, tudo mudou, ela tem toda atenção e responsabilidade voltada para ele e aprendeu o que é o amor verdadeiro e puro dos animais.
A funkeira sempre teve o sonho de um cachorro da raça Dachshund, conhecido popularmente no Brasil como o famoso ‘Salsicha’. Foi então que Vitor, um grande amigo já falecido da cantora, perguntou para ela em 2017 o que ela queria de aniversário, e sem titubear ela disse: ‘um Salsicha!’. Ele falou para ela comprar que iria dar de presente. Cariokinha faz aniversário em dezembro e foi atrás do tão sonhado animalzinho, encontrou uma cadela que estava para ter filhotes em breve e reservou o dela. O seu tão sonhado cachorrinho nasceu em fevereiro.
Com seu novo amor em mãos, correu para o veterinário para ver se estava tudo bem. Foi lá que descobriu que a vendedora tinha mentido para ela e isso poderia custar a vida de seu novo companheiro. Quando pegou o cachorro foi informada que ele tinha 45 dias, idade correta após o desmame para que seja vendido o animal, mas quando chegou na clínica e foi examinado descobriu-se que ele tinha no máximo 3 semanas, era apenas um recém-nascido.
O veterinário explicou para ela tudo que precisaria ser feito para que o pequeno sobrevivesse e ela não pensou duas vezes, se prontificou a fazer tudo para manter seu novo companheirinho vivo. Quando foi colocado na balança, aquela bolinha de pelos preta pesava apenas meio quilo, 500 gramas, daí o nome ‘Meikilo’. Pronto! Foi batizado e levado para casa com todas as instruções.
Agora era responsabilidade dela mantê-lo vivo e amado. Ele era tão pequeno, que precisou tomar fórmula para filhotes na seringuinha, para ganhar peso, pois não terminou o desmame de sua mãe canina. E assim Cariokinha fez. Deu ‘deu de mamar’ para Meiokilo como foi orientado pelo veterinário e ele sobreviveu, e hoje, está grande, forte e cheio de saúde. Mas nem sempre essas histórias terminam com final feliz.
Pensando nisso, foi que a artista começou a perceber que ter comprado o Meiokilo de certa forma foi errado, não por ele, mas porque incentivou aquela vendedora irresponsável a continuar vendendo. Cariokinha, que sempre ajudou os animais abandonados do Complexo do Alemão, dando ração, ajudando a arrumar lares temporários e até adotantes, hoje é uma lutadora fervorosa pela adoção de cães e gatos abandonados.
“Tive animais na infância. Meu sonho sempre foi ter coelhos, mas nunca tive. Mas eles eram dos meus pais, eles cuidavam. Com responsabilidade de criar mesmo, Meikilo é o primeiro”, conta a artista.
Ela também ajuda famílias que têm animais e não conseguem nem se sustentar, quanto mais a eles. Cariokinha leva ração e medicamentos, quando necessário, para que essas famílias não abandonem os animais nas ruas.
O sonho da funkeira é ter dinheiro o suficiente para montar uma ONG e ajudar todos os animais abandonados que puder. “Meu sonho é ter dinheiro um dia para criar uma ONG e enfiar tudo quanto bicho abandonado que eu encontrar na rua: cachorro, gato, cavalo”, revela.
Enquanto esse sonho não se realiza, ela ajuda como pode, divulgando nas redes sociais animais que estão para adoção, ajudando a recolher das ruas e encontrando lares temporários para alguns e contribuindo com rações e medicamentos para aqueles que não conseguem. “Agora, toda vez que ouço ou vejo alguém falando que vai comprar um animal eu já tento convencer a pessoa de adotar e não comprar, para não incentivar ainda mais esses vendedores que só pensam em dinheiro e não no bem-estar do animalzinho”, afirma Cariokinha.
Ela também está pensando em compor uma música para seu melhor amigo e companheiro. “Quero fazer uma música pro Meikilo, mas não será um Funk, será meio um Pop mesclado com MPB. será minha declaração de amor por ele”, finaliza Cariokinha.