
A participação de Minas Gerais na 37ª edição da Festuris 2025 foi marcada pela consolidação de novos negócios e pelo lançamento de destinos turísticos que já estão sendo comercializados por operadoras e agências de viagens. Durante os dois dias em que participou do evento, o estande mineiro recebeu aproximadamente 3 mil visitantes e realizou mais de 600 agendamentos com os 21 coexpositores presentes.
“Foram dois dias de lançamentos de produtos, destinos e eventos. O cadastro do Natal da Mineiridade também foi apresentado aqui”, afirmou Patrícia Moreira, subsecretária de Turismo do Estado de Minas Gerais. Ela destacou que o estado promove o turismo tanto para mineiros quanto para os brasileiros em geral e estrangeiros, reforçando o conceito de “Minas para Minas, Minas para o Brasil e Minas para o mundo”.
O reconhecimento internacional também marcou a participação mineira no evento. Minas Gerais foi recentemente eleito um dos 26 destinos de 2026 pela revista estadunidense Condé Nast Traveler, especializada em viagens de luxo e estilo de vida, sendo o único representante brasileiro na lista. A subsecretária ressaltou que o estado está preparado com material e destinos estruturados para receber visitantes nacionais e internacionais.
A gastronomia mineira foi um dos destaques do estande, que serviu mais de mil litros de café e mais de 500 porções de degustação durante toda a programação. “Em Minas, a gente recebe ao redor da mesa, com nosso jeito todo especial. O fogão de lenha é o nosso principal ponto para receber cada vez mais os turistas”, explicou Patrícia. O estande também ofereceu coquetéis à base de cachaça e café especial, além de capacitações e apresentações de produtos.
O turismo religioso também ganhou espaço na programação mineira, com o lançamento do Natal Barroco de São João del-Rei e da Rota Caminhos da Agonia, no sul de Minas. “É o turismo de fé, que atrai cada vez mais um outro segmento. A religião, a fé e a cultura são a cara de Minas”, destacou a subsecretária.
A Festuris 2025 acontece em Gramado e encerra neste domingo, dia 9, reunindo representantes de destinos turísticos, empresas do setor gastronômico e hoteleiro de todo o país.









