Coluna Rodrigo Teixeira

Minas Gerais encerra participação na Festuris 2025 com geração de novos negócios

Subsecretária de Turismo destaca lançamentos de produtos e mais de 600 novos agendamentos comerciais

A participação de Minas Gerais na 37ª edição da Festuris 2025 foi marcada pela consolidação de novos negócios e pelo lançamento de destinos turísticos que já estão sendo comercializados por operadoras e agências de viagens. Durante os dois dias em que participou do evento, o estande mineiro recebeu aproximadamente 3 mil visitantes e realizou mais de 600 agendamentos com os 21 coexpositores presentes.

“Foram dois dias de lançamentos de produtos, destinos e eventos. O cadastro do Natal da Mineiridade também foi apresentado aqui”, afirmou Patrícia Moreira, subsecretária de Turismo do Estado de Minas Gerais. Ela destacou que o estado promove o turismo tanto para mineiros quanto para os brasileiros em geral e estrangeiros, reforçando o conceito de “Minas para Minas, Minas para o Brasil e Minas para o mundo”.

O reconhecimento internacional também marcou a participação mineira no evento. Minas Gerais foi recentemente eleito um dos 26 destinos de 2026 pela revista estadunidense Condé Nast Traveler, especializada em viagens de luxo e estilo de vida, sendo o único representante brasileiro na lista. A subsecretária ressaltou que o estado está preparado com material e destinos estruturados para receber visitantes nacionais e internacionais.

A gastronomia mineira foi um dos destaques do estande, que serviu mais de mil litros de café e mais de 500 porções de degustação durante toda a programação. “Em Minas, a gente recebe ao redor da mesa, com nosso jeito todo especial. O fogão de lenha é o nosso principal ponto para receber cada vez mais os turistas”, explicou Patrícia. O estande também ofereceu coquetéis à base de cachaça e café especial, além de capacitações e apresentações de produtos.

O turismo religioso também ganhou espaço na programação mineira, com o lançamento do Natal Barroco de São João del-Rei e da Rota Caminhos da Agonia, no sul de Minas. “É o turismo de fé, que atrai cada vez mais um outro segmento. A religião, a fé e a cultura são a cara de Minas”, destacou a subsecretária.

A Festuris 2025 acontece em Gramado e encerra neste domingo, dia 9, reunindo representantes de destinos turísticos, empresas do setor gastronômico e hoteleiro de todo o país.

Rodrigo Teixeira

Repórter com mais de 15 anos de carreira. Formado em Jornalismo e Direito pela Estácio de Sá e pós-graduado em Fiscalização, Controle e Orçamento Público e Metodologia do Ensino Superior, ambas pela Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj). Com experiência em diversos segmentos do jornalismo, entre eles, no meio corporativo, artístico, e no poder público. Com passagem pelas redações dos maiores portais de internet do país, como Terra, UOL e R7. Inclusive já produziu conteúdo para o portal iG. Experiência de gestão, redação e projetos especiais para o on-line dos Jornais O Dia e Meia Hora. Web Repórter da Rede TV, na sucursal do Rio de Janeiro e correspondente do programa "Tô na Fama", da Rede TV do Tocantins. E correspondente no Rio de Janeiro do programa Tô no SBT, do SBT Barra do Tocantis.
Botão Voltar ao topo