
Em março, o MIS, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, oferece um curso que mergulha no universo estético e performático de Ney Matogrosso, que tem seus 50 anos de carreira solo homenageados na exposição que ocupa o primeiro andar do Museu. O curso “Moda, música e transgressão” é apenas um dos destaques do mês no MIS, que ainda oferece aulas sobre a filmografia de Wes Anderson, produção de curta-metragem e muito mais!
Confira, abaixo, todas as opções de cursos que o Museu oferece em março! Outros detalhes, como valores, datas, duração e descontos, podem ser conferidos no site do MIS: https://mis-sp.org.br/cursos/
Moda, música e transgressão
Curso presencial | 25 e 28 de março e 01, 04, 08, 11, 15 e 22 de abril, terças e sextas, das 19h às 21h
Ney posa com figurino da turnê Ney Matogrosso, 1981. Crédito: Thereza Eugênia, cortesia da artista
Este curso mergulha no universo estético e performático de Ney Matogrosso, analisando os figurinos e adereços usados pelo artista em seus shows desde a década de 1970 até os anos 2000. A partir de sua marcante expressão visual, serão exploradas as conexões entre moda e música, destacando os diálogos entre estilistas, movimentos culturais e a construção de identidades ao longo da segunda metade do século 20. As aulas revelam como Ney Matogrosso se tornou um ícone de transgressão e inovação, unindo moda e música em uma trajetória revolucionária.
Introdução à história da arte: da arte rupestre à contracultura – 5 módulos
Curso online | 10 de março a 25 de junho, segundas e quartas, das 19h às 21h30
Grupo de Laocoonte estátua, 40 a.C.
O curso é dividido em cinco módulos, que podem ser cursados separadamente. As aulas tratam da produção cultural visual e das manifestações artísticas desde a chamada pré-história até os movimentos artísticos que surgiram na primeira metade do século 20.
A incrível filmografia de Wes Anderson e outras histórias
Curso online | 10, 12, 17 e 19 de março, segundas e quartas, das 19h às 21h
Cena do filme “O grande hotel Budapeste” (2014), de Wes Anderson. Crédito: divulgação
O curso tem a proposta de analisar e conhecer, sob diferentes aspectos, a extensa filmografia do cineasta Wes Anderson, cuja estética indiscutível, a partir de referências visuais e temáticas sempre presentes em suas obras, já se tornou referência e sinônimo de criatividade, irreverência e peculiaridade.
Como preparar e vender projetos: estratégias para o mercado audiovisual
Curso presencial | 10, 11, 12 e 13 de março, segunda a quinta, das 19h às 21h
Como transformar uma ideia em projeto? E como formatar um projeto? Quanto vale a pena se aprofundar em um tema para que ele se torne vendável? O que devemos preparar para apresentar um projeto para uma produtora ou player? Qual a bíblia de venda que é praticada atualmente? Quais caminhos podemos percorrer para que nossas ideias se tornem produtos, seja no streaming, na televisão ou no cinema? O curso irá propor reflexões para todos esses questionamentos. A partir de um panorama do mercado atual, as aulas ensinarão como adequar projetos para que eles ganhem o mundo.
Uma breve história das cores
Curso presencial | 18, 20, 25 e 27 de março e 01 e 03 de abril, terças e quintas, das 19h às 21h
As cores desenvolvem um papel fundamental na existência da espécie humana, desde seus primórdios. Determina-se a qualidade da comida através da cor, a severidade de um hematoma e até mesmo o passar das horas. Ao longo da história, a humanidade atribuiu uma série de sentidos e significados a um fenômeno da física, mas será que esses significados sempre foram os mesmos? Este curso, recomendado para artistas, professores, alunos e curiosos, procura desvendar os aspectos culturais e materiais das cores e pigmentos.
Fazendo seu curta-metragem: direção, produção, fotografia, roteiro e montagem
Curso presencial | 26 de março a 29 de maio, segundas, quartas e quintas, das 19h às 21h
A diretora Luiza de Andrade, a roteirista Luísa Guanabara, o fotógrafo Marcelo Andrade, a produtora Nany Oliveira e o montador Inti Grespan se juntam para ministrar este curso com aulas teóricas e práticas, a fim de orientar o processo criativo dos alunos. Durante as aulas, os alunos se dividirão em grupos, onde cada um deles realizará o seu próprio curta, sendo responsável por roteirizar, gravar e finalizar seu projeto.
Como fotografar com celular
Curso presencial | 24, 25, 26, 27 e 28 de março, segunda a sexta, das 10h às 13h
O curso é voltado para quem fotografa com smartphones no dia a dia e quer aprender técnicas básicas, iluminação e pós-produção de imagens. Serão abordados conceitos sobre os sensores para fotografia digital utilizados em celulares, acessórios, lentes, programas de edição e aplicativos, além de dicas de composição, linguagem e iluminação natural. O curso permite ao aluno aprimorar sua forma de fotografar viagens, fazer retratos de eventos e de seu cotidiano de forma criativa e atual.