Noticias

Monumento Viva a Festança! Homenageia Fernando Junqueira Moni e celebra a Queima do Alho na Festa do Peão de Barretos

Nesta terça-feira, 20 de agosto, a Associação Os Independentes prestou uma homenagem especial ao diretor social Fernando Junqueira Moni com a inauguração do Monumento Viva a Festança!. O espaço cenográfico, idealizado pelo artista plástico Valter Corsino, destaca a trajetória de Moni e a tradição da Queima do Alho, um ícone da culinária sertaneja.

A cerimônia contou com a presença do presidente de Os Independentes, Hussein Gemha Júnior, e do diretor financeiro, Jerônimo Luiz Muzetti. A estátua de Fernando Moni, com 67 anos e membro da associação desde 1978, foi revelada junto a uma representação da Queima do Alho, patrimônio cultural e imaterial do Brasil.

Jerônimo Muzetti expressou a importância da homenagem: “O Fernando Moni é um dos independentes mais queridos. Todos gostamos muito dele e queremos estar do lado dele diante do seu bom astral. Ficamos felizes em prestar essa homenagem em vida para esse grande amigo dentro da nossa Associação.”

Hussein Gemha Júnior ressaltou o papel agregador de Moni: “O Moni é aquele membro que mais une as pessoas do clube e essa homenagem é mais que merecida. Ele é aquela pessoa que agrega e traz alegria dentro da associação.”

Fernando Moni, emocionado, agradeceu pela homenagem: “Estou extremamente feliz por essa homenagem e agradeço ao presidente Hussein, ao diretor social Jerônimo, e a todos os membros da Associação e funcionários, pois nossa integração é muito grande. Somos uma família.”

A Queima do Alho, celebrada na Festa do Peão de Barretos como um concurso gastronômico caipira, é destacada no novo espaço cenográfico. O evento, que mantém viva a tradição das comitivas tropeiras, é um dos mais importantes da festa.

Valter Corsino, responsável pela cenografia, comentou sobre o desafio: “A Queima do Alho é a história viva e tradicional dentro da Festa do Peão de Barretos. Buscamos reproduzir o espaço cenográfico o mais fiel possível, respeitando até mesmo o posicionamento e a composição durante o concurso culinário.”

Além da estátua e da representação da Queima do Alho, um vídeo explicativo estará disponível para os visitantes através de um QR Code, oferecendo uma imersão na história e tradição do evento.

A inauguração do Monumento Viva a Festança! reforça o compromisso da Festa do Peão de Barretos com a preservação da cultura e a valorização dos seus membros.

Botão Voltar ao topo