Noticias

Na Chapada Diamantina, ‘Globo Repórter’ revela uma região cheia de belezas e histórias

Rica em belezas naturais, com trilhas, grutas e cachoeiras, a Chapada Diamantina é uma região de serras e vales que se formou há milhões de anos. Hoje, o território é reconhecido como um santuário natural que abrange três biomas brasileiros: Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga. No ‘Globo Repórter’ desta sexta-feira, dia 2, a repórter Camila Marinho percorre a região e mostra como a Chapada oferece diversas oportunidades. O programa é uma coprodução com a TV Bahia.
“Eu amo mostrar o que a Bahia tem de bom e o que ela pode oferecer, seja para o turista ou para quem quer empreender. Esse programa é o retrato de uma nova chapada, que abre caminhos para quem deseja prosperar na região ou simplesmente desbravar. Estivemos na Chapada por quase 20 dias e encontrei um lugar promissor, rico e bem preservado, que tem atraído cada vez mais gente, não só pelas trilhas e cachoeiras, mas pelos bons vinhos, frutas, refúgio, boas energias. Tenho certeza de que o baiano vai se orgulhar e quem ainda não conhece vai se encantar”, garante a repórter.
O Parque Nacional da Chapada Diamantina foi criado na década de 1980 para proteger a biodiversidade e as belezas naturais da região. Roy Funch, biólogo americano e um dos fundadores do Parque, desempenhou um papel crucial na conservação e recuperação ambiental. No programa, ele fala como a descoberta de diamantes na região atraiu muitos garimpeiros, que modificaram a natureza em busca do cristal.

Os visitantes começaram a chegar na região década de 70 e o turismo foi crescendo gradualmente, com negócios dos próprios moradores. Em Igatu, distrito de Andaraí que nasceu do garimpo, Chiquinho de Igatu e Dona Áurea abriram um restaurante que incorporou o turismo gastronômico e místico. “O maior tesouro de Igatu hoje é o turismo. De dia eu vou para a trilha, à noite eu vou para a luz”, conta Chiquinho, referindo-se aos objetos não identificados que avista no céu. “Ah, eu já vi várias vezes, de pertinho”. A repórter Camila Marinho aproveita para experimentar a feijoada de garimpeiro feita pela Dona Áurea e acompanha o preparo de um prato feito de xique-xique, uma espécie de cacto usado na culinária nordestina.

Antes da chegada do turismo, a flor ‘sempre-viva’ sustentou a economia local por quatro décadas. Segundo Alian Silva, coordenadora de um projeto de recuperação de uma espécie de ‘sempre-viva’ que só floresce na Chapada, um buquê de meio quilo chegava a custar 300 dólares. Hoje, a flor está ameaçada de extinção e o projeto busca preservar os campos nativos ainda existentes. A planta pode manter sua forma e jovialidade por até 60 anos.

Único na Bahia, o Pantanal dos Marimbus, formado pela união de vários rios é um tesouro para a comunidade quilombola de Remanso. Em um passeio pelas águas, a repórter descobre a riqueza natural do pantanal ao lado da bióloga Adriana Caribé, professora de uma escola municipal que utiliza a pedagogia griot, inspirada nos valores ancestrais da própria comunidade quilombola. Adriana criou o jogo da memória das aves da região, que é um sucesso entre os alunos.

O programa também revela o poder de cura das orquídeas da Chapada na vida de um casal que administra um espaço com cerca de 1.600 espécies nativas. Além de ser uma área de proteção, o espaço conta com um restaurante que tem o objetivo de despertar a infância dos adultos com voos de balão e apreciação do Morro do Pai Inácio, maior símbolo da Chapada Diamantina, em um balanço a céu aberto.

No coração da Chapada Diamantina, a Fazenda Pratinha conta com duas cavernas: a Gruta Azul e a Gruta da Pratinha. A água cristalina emociona e promove uma viagem no tempo. Em meio a grutas e cachoeiras, atualmente, a Chapada também chama atenção pela produção de frutas como morangos, amoras pretas, framboesas e mirtilos. A reportagem mostra os benefícios das frutas vermelhas na região, que vão além da saúde física.

O ‘Globo Repórter’ desta sexta-feira, dia 2 de maio, vai ao ar logo após a novela ‘Vale Tudo’.

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Instagram e Twitter @thiaggocamilo
Botão Voltar ao topo