Coluna Rodrigo Teixeira

No último sextou do ano, Brahma lança filme musical para Chopp Brahma e resgata tradição de jingles

Referência na criação de músicas publicitárias que se tornam hits populares, a marca aposta no formato para unir nostalgia e modernidade em uma campanha icônica

No clima das festas, Brahma embala o último sextou do ano com muita cremosidade. Como parte do primeiro grande movimento publicitário para o Chopp Brahma em muitos anos, a marca lançou um filme musical para o produto que resgata o prestígio das campanhas que marcaram gerações. Criado pela agência Africa Creative, o filme mantém a tradição do Chopp Brahma de ter campanhas divertidas, com aurea boêmia. Dessa vez, a inspiração foram os grandes musicais, reforçando a conexão emocional entre o Chopp Brahma e os momentos de celebração, especialmente nesta época do ano, quando o chopp se torna um dos grandes protagonistas dos brindes. Assista aqui.

Na nova campanha, o velho e querido jingle “Se o bar é bom, o Chopp é Brahma” dá lugar à nova música “Pelos bares”. O lançamento do filme marca o ápice de uma campanha que nasceu para legitimar o Chopp Brahma como chopp de verdade – não pasteurizado e muito cremoso, como dita a tradição. Para isso, a marca faz uma brincadeira com o uso da nomenclatura do produto: enquanto o chopp (com dois P, como no nome do Chopp Brahma) simboliza o chopp de verdade, o termo “chope” (sim, entre aspas mesmo) ganha o toque irônico para representar os produtos que passam pela pasteurização. Para saber mais, acesse o site do Chopp Brahma.

O conceito também embala o filme musical da marca, cuja versão longa estreou oficialmente na TV, em um formato integrado a um merchan na novela das 19h da TV Globo. Mas o Brahmeiro já vinha tendo um gostinho dessa música em conteúdos divertidos nas redes sociais da marca. “Nosso musical é um convite para viver a nostalgia com um toque moderno, que diverte enquanto reforça a importância do Chopp Brahma como símbolo de qualidade e tradição na cultura boêmia do brasileiro. Criamos um jingle e o transformamos em uma mega produção que tem a essência do frescor e da cremosidade que faz do Chopp Brahma uma verdadeira paixão nacional”, comenta Felipe Cerchiari, diretor de marketing de Brahma.

Ao longo de sua história, Brahma consolidou-se como uma das marcas mais icônicas do país, criando jingles que entraram para o imaginário popular. A marca teve uma das primeiras campanhas com música em 1934, quando foi pioneira ao engarrafar o chopp para que o folião pudesse acompanhar os blocos de carnaval. De lá para cá, músicas como “Número 1”, hino da Copa do Mundo de 94, o clássico “Pensou cerveja, pediu Brahma Chopp” e a icônica “Se o bar é bom, o Chopp é Brahma” foram trilha sonora de momentos marcantes e ajudaram a criar a identidade única da marca, que agora renova essa tradição em um formato contemporâneo e encantador.

“Trazer de volta a tradição musical da Brahma com um olhar moderno foi um desafio inspirador. O filme é uma grande homenagem à história da marca, que sempre soube transformar jingles em verdadeiros hinos populares. Ao resgatar a tradição da marca, resgatamos também os tradicionais musicais do cinema. Apostamos neste formato para trazer a nostalgia com frescor, conectando o Chopp Brahma às celebrações do presente. É uma produção que celebra o Chopp de verdade. Aquele que nunca foi pasteurizado. Convidamos todos a brindar com aquele sabor cremoso e inconfundível que só a Brahma tem”, afirma Nicholas Bergantin, CO-CCO da Africa Creative.

Como parte da campanha, os tradicionais cartazes ilustrados, que decoraram bares ao longo de décadas, foram recriados com o artista original, repensados para combinar com a nova identidade visual do Chopp Brahma.

Para ficar por dentro das novidades da marca, acompanhe Brahma nas redes sociais.

Rodrigo Teixeira

Repórter com mais de 13 anos de carreira. Formado em jornalismo pela Estácio de Sá e pós graduado em Metodologia do Ensino Superior pela Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj). Com experiência em diversos segmentos do jornalismo, entre eles, no meio corporativo, artístico, e no poder público. Com passagem pelas redações dos maiores portais de internet do país, inclusive á produziu conteúdo para o portal iG. Experiência de gestão, redação e projetos especiais para o on-line dos Jornais O Dia e Meia Hora. Web Repórter da Rede TV, na sucursal do Rio de Janeiro e correspondente do programa "Tô na Fama", da Rede TV do Tocantins.
Botão Voltar ao topo