O mercado de brechós e lojas de consignação vem apresentando um crescimento expressivo nos últimos anos no Brasil. De acordo com um estudo da Associação Brasileira de Brechós e Lojas de Consignação (ABBRC), o setor movimentou cerca de R$ 2,5 bilhões em 2023, um aumento de 30% em relação a 2022. Essa tendência reflete a crescente preocupação dos consumidores com a sustentabilidade e a busca por alternativas mais conscientes de consumo.
Mariza Rezende, sócia e proprietária da Dig For Fashion, a maior rede de brechós do Brasil, compartilha sua trajetória e insights sobre esse mercado em ascensão. “A Dig For Fashion nasceu através do meu sonho de expandir os bazares que eu realizava na garagem de casa, em Maringá-PR, desde a adolescência”, conta Mariza. “Em 2017, tive a ideia de arrecadar toneladas de alimentos em prol de causas beneficentes, e a partir daí, a primeira loja foi inaugurada em 2019.”
Mariza explica que o consumo em brechós vai muito além de uma visão estética. “Quando iniciei esse projeto, já tinha em mente espalhar a máxima de que o consumo de roupas e sapatos de segunda mão, de qualidade, é a saída para um consumo mais sustentável.” Atualmente, a Dig For Fashion conta com 12 lojas espalhadas pelo Brasil, com a décima terceira inauguração a caminho.
Diferente das lojas varejistas tradicionais, os brechós oferecem peças únicas, exclusivas e de maior qualidade, muitas vezes descontinuadas. “Além da acessibilidade, o consumidor contribui para o bem do meio ambiente, reduzindo o consumo de lixo e descarte do planeta”, destaca Mariza.
A Dig For Fashion adota a estratégia de “Compra & Troca” de peças, permitindo que os clientes tragam seus desapegos e troquem por outras do acervo do brechó. “Assim, aumentamos a rotatividade de produtos e conseguimos oferecer garimpos de diversas marcas para o público consumidor”, explica Mariza. As peças mais procuradas são as de marcas populares, como Nike, Adidas, Farm e Zara.
O crescimento do mercado de brechós no Brasil reflete a crescente demanda por um consumo mais consciente e sustentável. Empresas como a Dig For Fashion estão liderando essa transformação, oferecendo aos consumidores uma alternativa acessível e ecologicamente responsável para se vestir.
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