Moda

O preto vai com tudo mesmo?




Esta é a maior falácia do mundo da moda, a de que preto combina com qualquer coisa e qualquer pessoa, e isso não é verdade. Mas, calma! Não precisa se desesperar, eu vou explicar o porquê e como podemos usá-lo da melhor forma.
Afinal o que é o preto? É a ausência total de luz e cor, portanto muito profundo e totalmente escuro. Ele é uma cor neutra sim, mas isso não significa que ele combina com tudo. Vamos entender isso melhor: as características escura e profunda do preto fazem com que em contato com cores mais vibrantes e alegres, como o pink, por exemplo, a harmonia do “conjunto da obra” seja prejudicada, criando uma quebra drástica entre as duas cores, fazendo com que uma chame mais atenção do que a outra, no caso, o pink se sobressai. Isso é errado? Não, mas como aqui estamos falando em buscar harmonia, essa combinação acaba não sendo a melhor para este objetivo. Veja abaixo que usei uma camisa preta e uma calça pink:
Percebam que houve uma quebra drástica da minha silhueta, ou seja, uma divisão. Divisões normalmente achatam e fazem com que um aspecto chame mais atenção do que outro na imagem completa. Portanto, esta não seria a melhor opção na hora de buscar um visual harmônico, em que se preste atenção no todo.

Como já mencionei, não significa que é errado combinar o preto com cores mais vibrantes do que ele, mas é preciso ter consciência de que não é a forma mais harmônica de usá-lo.


(Laura Blane)
Preto combina com quem?
Agora vamos entrar um pouco no universo da Análise de Coloração Pessoal. O preto por ser uma cor fria, escura e profunda, combina melhor com pessoas que tenham estas mesmas características no seu rosto. No caso, as pessoas que se encaixam nas cartelas Inverno.
Mas, como eu vou saber se combino ou não preto? O melhor é fazer a Análise de Coloração Pessoal para se ter certeza, porém eu acredito muito no poder da observação também. Coloque uma blusa preta sem nenhum acessório e com o rosto limpinho na frente do espelho. Note como você fica, se lhe parece harmônico ou não. Faça o mesmo teste com uma blusa clara e compare, você notará que uma das duas ficará melhor em você, e se for o preto, é quase certo de que ele favorece o seu rosto.

Mas, se o preto não me favorecer eu não devo usá-lo? Claro que deve! Use e abuse do preto se você gostar, é só seguir algumas dicas, como: reforçar a maquiagem e trazer algo mais escuro nos lábios ou olhos, usar algum acessório no pescoço que “quebre” a dureza do preto, como um lenço mais claro ou bijuteria com cor, por exemplo. Outro truque são os decotes. Quanto maior o decote, mais pele à mostra e menos contraste entre o preto e o seu rosto.
Eu mesma não possuo preto em minha cartela ideal de cores, mas quando uso procuro reforçar a make para cobrir as olheiras que ele evidencia e sempre coloco algum acessório da minha cartela para suavizá-lo.
Preto combina com o que?
Por ter uma característica neutra e escura, podemos dizer que a família dos neutros escuros sejam as “almas gêmeas” do preto. Portanto, algumas cores neutras como: marsala, verde militar, cinza, marrom e azul marinho, por exemplo, funcionem muito bem junto ao preto, trazendo maior harmonia visual. Note nas imagens abaixo, como fiquei mais alongada e harmônica com a calça verde militar.

Outros neutros claros também são bem harmonizados quando juntos ao preto. O efeito da “quebra” no visual ainda assim permanece, porém de maneira bem menos intensa do que com o pink. Neste caso, estou falando de: preto e branco, preto e bege, preto e cinza claro etc. Estas são combinações possíveis e harmônicas, apenas deve-se prestar atenção em equilibrá-las bem, pois lembre-se: tudo que é claro aumenta e tudo que escuro diminui. Dessa forma, pense no equilíbrio de sua silhueta e no que você deseja aumentar visualmente ou reduzir visualmente. Um
Espero que tenha gostado e aprendido com esta dica. Até a próxima!

Fonte: O Vale

Colunista: @silviopompeu

Silvio Pompeu

Silvio Pompeu é um Ex- modelo brasileiro, conhecido hoje como um dos maiores instrutores de passarela do País. É também preparador oficial do Miss e Mister Brasil e jurado técnico dos principais concursos de Misses pelo Brasil a fora, além de assinar o caderno de Moda em sua coluna do To na Fama no Portal IG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo