Sabemos que a definição da palavra “Moda” é o comportamento de uma dada época histórica. É um sinônimo de “costume”. A palavra provém do termo latino modus, através do francês mode. Em sentido estrito, porém, “moda” costuma se referir especificamente aos diversos estilos de vestuário que prevalecem numa dada sociedade numa dada época histórica.
Mas O que é realmente estar na moda?
Costumo dizer que a moda é mais um comportamento do que propriamente um look do momento que logo passa!
Na verdade tudo passa, tendências passam, estilos determinados por algum estilista, também passam, porém, a elegância e o bom gosto, não dependem de tendências temporárias, elas sempre estarão lá!
A moda pra mim é tão comportamental, que já vi pessoas vestidas da cabeça aos pés, das grifes mais caras do mundo, e conseguirem ser cafonérrimas. Em contra partida , já vi e convivi com pessoas que com um jeans rasgado, uma camisa branca de gola italiana, um simples sapato “mocassim” e um echarpe no pescoço , comprados num brechó com preços populares , arrancarem elogios de tanta elegância, mas por que?
A resposta é simples: Existe uma linguagem corporal, ou seja, nosso corpo fala e é sempre muito sincero em sua linguagem, a moda se estabelece quando nosso corpo “sustenta” aquela verdade que ele carrega ( roupa ). É na verdade um reflexo do que você é, ou vive internamente, expressado no exterior, através da roupa, entendem?
Não estou aqui dizendo que só é elegante quem não usa grife, mas estou dizendo que pessoas com uma alma nobre, que se vestem internamente de nobreza, conseguem ser chiques independente da etiqueta daquela roupa!
Aí vc me pergunta: “Mas Silvio, então o que é a moda? “
Eu te respondo: “Eu acredito que quando você conseguir demonstrar seus principais afetos interiores, através daquilo que você veste, e se comunicar com o mundo, você estará na moda e fazendo moda!
Um beijo pessoal e até a próxima!
Colunista: @silviopompeu