Curiosidades

O que significa contas alcançadas no Instagram?

No Instagram, a métrica “alcance”, aponta a quantidade total de pessoas que viram um post.

Ao contrário das impressões, que indicam o número de vezes que uma publicação foi visualizada, o alcance não considera repetições de usuário.

Quando observado juntamente com outras informações, esse dado auxilia na identificação de problemas na estratégia de redes sociais.

É possível verificar seu alcance no Instagram Insight, recurso de análise que é exclusivo a contas comerciais.

Abaixo iremos explicar o que significa contas alcançadas no Instagram, como conferir essa métrica e listar sugestões para ampliar o alcance na plataforma.

O que é métrica de alcance no Instagram?

De acordo com o site Nice Content News, a métrica de alcance informa a quantidade total de pessoas que viram seus posts, seja nos stories ou no feed. A informação considera não somente a sua rede de seguidores, mas também usuários que ainda não estão te seguindo.

Qual a diferença entre alcance e impressões?

Alcance e impressão são coisas distintas. Alcance quer dizer a quantidade de pessoas que viram seus posts, já impressão corresponde à quantidade total de vezes que o conteúdo foi mostrado. Imagine, por exemplo, que uma pessoa viu sua publicação cinco vezes.

Cada vez que ele visualizar a publicação será contabilizada uma nova impressão, mas a métrica de alcance contará somente um dado, tendo em vista que se trata da mesma pessoa.

Quer dizer que, mesmo que uma pessoa veja seu post trinta vezes, o alcance não será alterado.

Como verificar o alcance?

Primeiramente, para checar a métrica de alcance é necessário modificar o perfil como conta comercial ou de criador de conteúdo.

Assim que fizer isso, acesse sua página na plataforma, clique no ícone com 3 linhas no canto superior da tela e toque em “informações”.

Neste espaço, na página “conteúdo”, é possível ver o alcance de publicações feitas nos últimos dois anos e stories postados nos últimos 14 dias.

Pessoas interessadas em conferir o alcance do perfil geral devem entrar na aba “atividade” onde o Instagram aponta a quantidade de contas que visualizaram qualquer um de seus posts ou stories na última semana.

Ao clicar no gráfico, o app mostra a quantidade diária de alcances. Também é possível conferir o desempenho de um vídeo postado no IGTV.

Como aumentar o alcance no Instagram?

Dá para ampliar o alcance no Instagram de forma simples. Primeiramente, é importante descobrir o melhor horário para publicar na plataforma e utilize essa informação ao seu favor.

Ao postar conteúdos nas horas em que grande parte do seu público se encontra online, você amplia as possibilidades do post alcançar uma maior quantidade de usuários.

Mas esse método não funciona sozinho. É necessário que ele esteja aliado à postagem frequente de conteúdo de qualidade.

É mais provável conseguir alcançar usuários fazendo 3 publicações a cada sete dias do que postando somente uma vez por semana.

Por esse motivo, procure saber sobre o que seu público-alvo se interessa e faça um planejamento no calendário de publicações de acordo com essas demandas.

Ademais, é relevante utilizar as hashtags certas. A hashtags é a principal forma de indexar o conteúdo no Instagram e, quando utilizadas adequadamente, podem fazer com que novos usuários descubram seu nome de perfil. Busque as principais hashtags com relação ao conteúdo que você criou e acrescente as suas publicações. 

A geolocalização é outra ferramenta que você pode utilizar para te favorecer. Algumas pessoas da plataforma buscam não por hashtags, mas por lugares específicos.

Tendo ciência disso, desfrute desse recurso para conseguir alcançar pessoas próximas. Abuse também do IGVT, do Instagram Stories e as lives da plataforma.

Quando você faz uma transmissão ao vivo, o app vai notificar seus seguidores e você aparecerá nas primeiras posições da barra de stories, um aspecto que destaca seu perfil em relação aos demais.

Botão Voltar ao topo