Cinema

Obra inédita de Zé do Caixão, “A Praga”, estreia em julho nos cinemas

A partir do dia 6 de julho, fãs de horror e das obras de José Mojica Marins terão oportunidade de assistir nos cinemas à cópia restaurada de seu último trabalho inédito, que ganha nova versão do trailer.  

A primeira exibição de “A Praga” aconteceu em 2021, durante o 54º Festival de Cinema de Sitges, na Espanha. O filme esteve presente em mais sete festivais, entre eles, a 42ª edição do Fantasporto International Film Festival, em Portugal; Toronto Film Festival; Festival do Rio, e na primeira edição do Sinistro Film Festival, em Fortaleza.

Agora, com distribuição da Elo Studios, o longa produzido por Eugenio Puppo, da Hero Produções, estreia em todo o Brasil. Inicialmente, “A Praga” foi concebido como um episódio do programa “Além, Muito Além do Além”, escrito por Rbens Francisco Lucchetti e exibido pela TV Bandeirantes entre 1967 e 1968. Esta primeira versão da história se perdeu em um incêndio na emissora e, em 1980, Mojica decidiu refilma-la, mas não conseguiu concluir o trabalho. Após mais de 15 anos empenhado na recuperação das obras de Mojica, Puppo finalmente conseguiu encontrar os rolos de filme originais do projeto, que eram considerados perdidos. Sabendo da grande afeição do mestre pela obra, o produtor trabalhou na correção de cores, remasterização sonora, trilha musical e até na inclusão de dublagem, já que as gravações das vozes originais não foram encontradas. A história deste processo de restauro em 4K foi registrada em um curta-metragem documental que antecede a exibição da obra em si.

Diferente de outros trabalhos de Mojica, em “A Praga”, ele não aparece como ator, e sim como um narrador que convida a audiência a mergulhar na história de Juvenal (Felipe Von Rhein), um jovem que, ignorando os perigos de se aproximar de uma velha senhora, provoca-a e é amaldiçoado por sua ira. Começa, então, uma corrida desesperada na tentativa de se livrar da praga e sobreviver aos horrores proferidos pela bruxa.

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Redes sociais @thiaggocamilo | @thiaggocamilopress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo