

A Semana do Trânsito no Rio de Janeiro, em 1939, foi uma ação promovida pela iniciativa privada. O objetivo era conscientizar a população sobre as normas e a segurança no trânsito, que se tornava cada vez mais intenso com o aumento da circulação de veículos.
O evento ocorreu em uma época em que o trânsito no Rio ainda estava em puro desenvolvimento. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) só seria instituído décadas depois, em 1997. A necessidade de conscientização era crescente, uma vez que o número de carros circulando no Rio de Janeiro aumentava progressivamente.
A proposta de criar uma Semana do Trânsito, apresentada no primeiro Congresso de Trânsito do país, foi acatada e tornou-se uma “Cruzada Nacional do Trânsito” permanente. A responsabilidade por essa cruzada foi confiada ao Touring Club do Brasil.
A revista infantil da época, O Tico-Tico, publicada no Rio de Janeiro, fez menção à “Semana do Transito” em uma edição de julho de 1939. A publicação usava o evento para educar, indicando que, naqueles dias, o público havia recebido orientações sobre trânsito.










