
O Mercado Municipal do Rio de Janeiro localizava-se na Praça XV. Ele surgiu em 1907, em substituição ao Mercado da Candelária.
Sua primeira demolição em 1911, após diversos incêndios e reclamações sobre suas condições precárias, então foi demolido.

No seu lugar, foi erguido o Edifício da Bolsa de Valores e, posteriormente, o Centro de Convenções da Bolsa do Rio e o Centro Administrativo do Tribunal de Justiça.
Um dos maiores centros comerciais do país na época, com estrutura metálica importada da Europa e um relógio.
O Mercado Municipal do Rio foi transferido na Praça XV ficando lá até 1963.

A estrutura foi demolida de vez para dar lugar ao Elevado da Perimetral. Apenas uma das torres octogonais do edifício, onde funcionou o restaurante Albamar, hoje Ancoramar.

Após a demolição do Mercado da Praça XV, os comerciantes se transferiram para o Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara (CADEG), em Benfica, onde permanece como o principal mercado municipal do Rio.
A demolição do Elevado da Perimetral foi concluída em 2016, devolvendo à região da Praça XV a vista para o mar e o seu charme.
Há planos da prefeitura para a reconstrução de uma estrutura semelhante ao antigo mercado na Praça XV, inspirada no modelo do CADEG, para valorizar a história e a identidade da cidade, como anunciou o prefeito Eduardo Paes.








