
Os anos 90 no Rio de Janeiro foram marcados pelos períodos de recuperação econômica lenta e social, encarando desafios históricos como a violência urbana e social.
A cidade passou por grandes transformações urbanas, mas também por problemas como a crise no transporte público e a crescente força do tráfico de drogas em algumas comunidades. O abismo entre o asfalto e o morro se aprofundou com o aumento da violência e da presença de facções rivais.
Essa foi uma década de grande transformação urbana. Houve investimentos em novas construções, estradas e equipamentos urbanos, mas o crescimento não foi homogêneo e não resolveu problemas sociais.
O Rio passou por um período de reestruturação econômica e de redução da presença do Estado em políticas sociais, o que agravou problemas sociais.
Culturalmente, a década viu o funk se consolidar, embora na época ainda restrito a espaços como os bailes de favela. Porém o gênero musical, com passar dos anos, ganharia reconhecimento internacional, se consolidou no Rio, com bailes de favela se tornando um importante espaço de expressão cultural e social.









