

O Theatro Municipal do Rio nasceu do projeto do então prefeito Pereira Passos como parte da remodelação do centro do Rio no início do século XX que incluiu a abertura da Avenida Central, a atual Avenida Rio Branco.
Na época foi realizado um concurso público para o projeto arquitetônico, e após um empate entre os dois primeiros colocados, optou-se por fundir as propostas, resultando em um edifício inspirado na Ópera de Paris.

As obras começaram no início de janeiro de 1905 e mais de 280 operários trabalharam continuamente por quatro anos e meio. O teatro foi inaugurado em 14 de julho de 1909, com a presença do então Presidente da República, Nilo Peçanha.
A primeira noite contou com apresentações de obras de compositores brasileiros, como Francisco Braga e Carlos Gomes, além de um ato de Coelho Neto.
Inicialmente, o teatro era frequentado por companhias estrangeiras, mas a partir da década de 1930, começou a ter seus próprios corpos artísticos, como o coro, a orquestra e o balé. Ao longo dos anos, passou por diversas reformas para modernização e restauro, como as que ocorreram em 1934, 1975, 1996 e 2008. A última restauração foi concluída em 2010.










