No domingo, 25 de agosto, a Polícia Militar Ambiental realizou a “Operação Impacto Força Total”, focada em coibir delitos ambientais e criminais. Durante a operação, os policiais receberam denúncias sobre atividades suspeitas em uma área rural de Porto Ferreira/SP. Os Cabos PMs Fernando, Mafra e Silvério, integrantes da viatura A-05204 do 1º Pelotão, comandado pela Tenente PM Barcellos e subordinado à 2ª Cia. PMAmb sob o comando do Capitão PM André Manoel, foram acionados para averiguar a situação.
Ao se aproximarem do local, os policiais avistaram fumaça proveniente da queima de restos de material lenhoso, utilizado para a limpeza de uma área no Sítio Lageado. Durante a inspeção, os agentes constataram diversas infrações ambientais, conforme descrito a seguir:
- Intervenção em Área de Preservação Permanente (APP): Barramento de curso d’água, afetando uma área de 0,28 hectares.
- Supressão de Vegetação Nativa: Corte de vegetação em uma área de 0,02 hectares.
- Corte Isolado de Três Árvores Nativas: Realizado em uma área comum.
Diante das irregularidades, foram lavrados seis autos de infração ambiental, sendo cinco direcionados ao proprietário do Sítio Lageado, com base nos artigos 43, 48, 49, 52, e 56 da Resolução SIMA 05/21, e um auto de infração ao caseiro, como autor direto do delito. As multas totalizaram R$ 15.440,00. Além disso, foi determinado o embargo da área afetada, sem prejuízo das responsabilidades penais criminais que possam decorrer dos atos.
Fonte: Repórter Naressi