CinemaNoticias

“Oppenheimer” é tema de debate realizado pelo MIS

Um dos filmes mais comentados e de maior bilheteria do ano será tema de debate realizado pelo MIS. No dia 24, às 20h, o canal do Museu no YouTube transmite uma conversa entre especialistas em física sobre “Oppenheimer”, do diretor Cristopher Nolan. A partir da análise do filme, será debatido como as teorias abstratas da física tornaram-se uma ameaça à sobrevivência da humanidade pela possibilidade de uma catástrofe nuclear.

O evento faz parte do #CineCiência, programa mensal do MIS (instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo) que promove debates sobre filmes que abordam temas científicos. A cada edição, há a discussão em torno de um clássico, comentado por um especialista na área cientifica em questão, sempre com mediação de José Luiz Goldfarb, coordenador do projeto. A edição de outubro contará com a presença do físico e CEO da logicalis Latin America, Rodrigo Parreira, e o físico Luis Carlos Menezes (USP).

Sobre o filme 

Oppenheimer 

(dir. Christopher Nolan, EUA/Reino Unido/Irlanda, 2023, 180 min, 16 anos, disponível nos cinemas) 

Oppenheimer” é um filme histórico de drama dirigido por Christopher Nolan e baseado no livro biográfico vencedor do Prêmio Pulitzer “Prometeu americano: o triunfo e a tragédia de J. Robert Oppenheimer”, escrito por Kai Bird e Martin J. Sherwin. Ambientado na Segunda Guerra Mundial, o longa acompanha a vida de J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), físico teórico da Universidade da Califórnia e diretor do Laboratório de Los Alamos durante o Projeto Manhattan – que tinha a missão de projetar e construir as primeiras bombas atômicas. A trama acompanha o físico e um grupo formado por outros cientistas ao longo do processo de desenvolvimento da arma nuclear que foi responsável pelas tragédias nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, em 1945. Além de Cillian Murphy, o elenco também traz nomes como Emily Blunt, Matt Damon, Robert Downey Jr., Florence Pugh, Gary Oldman, Jack Quaid, Gustaf Skarsgård, Rami Malek e Kenneth Branagh. 

Sobre os convidados 

Rodrigo Parreira é bacharel em Física pela Universidade de São Paulo, mesma instituição onde obteve seu doutorado em Física Matemática. Após concluir um pós-doutorado na Universidade de Princeton, nos EUA, iniciou uma carreira corporativa na área de consultoria estratégica voltada à tecnologia da informação e às telecomunicações. Atualmente, é CEO da Logicalis Latin America, uma das maiores empresas de serviços e integração de soluções tecnológicas atuantes na América Latina, com mais de 3.000 colaboradores e presença em 11 países da região. 

Luis Carlos Meneses é bacharel em Física pela Universidade de São Paulo, mestre em Física pela Carnegie Mellon University e doutor em Física pela Universitat Regensburg. É professor sênior do Instituto de Física da Universidade de São Paulo e orientador do programa de pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências da mesma universidade. Atua na área de educação, em formação de professores, ensino básico, ensino de física e de ciências. Recentemente, Luis Carlos Menezes lançou a obra “Educar para o imponderável: a ética da aventura”. 

Sobre o mediador 

José Luiz Goldfarb possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado em Filosofia e História da Ciência pela McGillUniversity, no Canadá, e doutorado em História da Ciência pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), vice coordenador do programa de estudos Pós-Graduados em História da Ciência para o Biênio 2018/2019 e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC-SP. Além disso, Goldfarb também atua como conselheiro do Museu Judaico de São Paulo e é membro honorário da Academia Paulista de Educação. 

Serviço | CineCiência – “Oppenheimer”

AO VIVO no YouTube do MIS

Data: 24.10, às 20h

Classificação: livre

Núcleo de Cinema do MIS tem como patrono Goldman Sachs. A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O MIS tem como mantenedora a empresa B3 e tem o apoio institucional das empresas Kapitalo Investimentos, Vivo, Grupo Travelex Confidence, Grupo Veneza, John Deere, TozziniFreire Advogados, Siemens e Lenovo. O apoio operacional é da Kaspersky, Pestana Hotel Group, Telium, Quality Faria Lima e Hilton Garden Inn São Paulo Rebouças.

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Redes sociais @thiaggocamilo | @thiaggocamilopress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo