Em meio a tanta destruição causada pela maior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul, o ‘Fantástico’ deste domingo, dia 26, se aprofunda em um dos temas mais preocupantes desde que as enchentes ocuparam as cidades: a saúde da população. O médico Drauzio Varela viajou ao Sul do país para acompanhar a mobilização em todo o estado nos cuidados que estão sendo tomados; visitou abrigos; e entrevistou voluntários e autoridades envolvidos no amparo de pessoas que perderam tudo que tinham.
Os problemas de saúde passam por desidratação, hipertensão, ferimentos e infecções gastrointestinais. Há também casos de síndromes respiratórias, problemas de saúde mental, ansiedade, insônia, depressão, dermatites e mordidas de animais. Drauzio ouviu também uma infectologista que deu recomendações quanto à limpeza das casas que foram totalmente tomadas pela enchente. Outra reportagem se aprofunda na contaminação das águas na região metropolitana de Porto Alegre e a preocupação com o aumento de casos de doenças como a leptospirose.
O programa deste domingo traz também uma reportagem especial que mostra por que a Terra caminha para uma queda na população mundial e como isso pode afetar o futuro.
Na Itália, o país europeu onde nascem menos crianças, a repórter Ilze Scamparini mostra que o caminho para reverter esse quadro pode passar por um exemplo que vem do próprio território. Ela vai a Bolzano, cidade que fica na fronteira com a Áustria, e que fez uma forte política de incentivo às famílias, conseguindo frear a queda nas taxas de natalidade.
O Fantástico deste domingo começa logo depois do ‘Domingão com Huck’.