Coluna Rodrigo Teixeira

Paredão dos Cabelos: um espaço de fortalecimento do empreendedorismo negro

No final de 2024, a trancista Gabriela Azevedo, com mais de 20 anos de experiência na arte capilar afro, inaugurou o Paredão dos Cabelos, uma loja que vai além de ser um espaço comercial. Localizado no coração de Nova Iguaçu, em frente à estação de trem, o Paredão dos Cabelos é uma iniciativa gerida por uma família preta periférica, comprometida com o fortalecimento da cultura afro e a valorização da estética negra.

A loja oferece serviços de tranças, dreads e outros estilos capilares, além de cursos e produtos com preços acessíveis, tornando-se referência em popularizar o acesso à cultura capilar afro. Em seus dois primeiros meses de operação, o espaço já atendeu mais de 850 clientes, ofereceu sete cursos de capacitação, realizou dois encontros de trancistas e apoiou dois eventos culturais.

O Paredão dos Cabelos é mais do que um salão ou loja de produtos capilares. É um centro de encontros, trocas e fortalecimento do afroempreendedorismo. Com ações como rodas de conversa e eventos temáticos, o espaço busca fomentar discussões sobre cultura, estética e ancestralidade, promovendo a autonomia e o empoderamento da comunidade negra.

De acordo com a idealizadora do projeto, Gabriela Azevedo, valorizar a cultura afro em todas as suas expressões, criando oportunidades para que outras pessoas também possam prosperar, é o objetivo do Paredão dos Cabelos.

“O Paredão dos Cabelos é mais do que uma loja ou um salão, é um espaço de acolhimento e transformação. Aqui, valorizamos a cultura afro em todas as suas expressões e criamos oportunidades para que outras pessoas também possam prosperar. Acreditamos que cada trança, cada dread e cada conversa são formas de resgatar nossa ancestralidade e construir um futuro de orgulho e autonomia para a nossa comunidade”, disse Gabriela Azevedo.

Sobre Gabriela Azevedo

Gabriela Azevedo é uma mulher negra de 36 anos, nascida no Rio Grande do Sul e criada entre o Rio de Janeiro e Brasília. Desde os 13 anos, quando teve suas primeiras tranças feitas por uma profissional, construiu uma conexão profunda com a cultura capilar afro, que a levou a estudar e resgatar sua ancestralidade.

Aos 21 anos, Gabriela abriu seu primeiro salão afro e, desde então, vem promovendo eventos como o Ascendência Negra, que une arte, música, poesia e empreendedorismo para valorizar a cultura afro-brasileira. Em 2011, criou o projeto Trança Terapia, que já capacitou milhares de alunos, mostrando que a estética negra é também uma forma de resistência e transformação social.

SERVIÇO

Paredão dos Cabelos

Endereço: Praça da Liberdade, 32, Centro – Nova Iguaçu (em frente à estação de trem)

Instagram: @paredaodoscabelos

Rodrigo Teixeira

Repórter com mais de 13 anos de carreira. Formado em jornalismo pela Estácio de Sá e pós graduado em Metodologia do Ensino Superior pela Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj). Com experiência em diversos segmentos do jornalismo, entre eles, no meio corporativo, artístico, e no poder público. Com passagem pelas redações dos maiores portais de internet do país, inclusive á produziu conteúdo para o portal iG. Experiência de gestão, redação e projetos especiais para o on-line dos Jornais O Dia e Meia Hora. Web Repórter da Rede TV, na sucursal do Rio de Janeiro e correspondente do programa "Tô na Fama", da Rede TV do Tocantins.
Botão Voltar ao topo