CuriosidadesNoticiasTurismo

Parque Cidade da Criança comemora 55 anos

Na semana do Dia das Crianças, a Cidade da Criança, em São Bernardo, completa 55 anos de história. Considerado o primeiro parque temático do Brasil, o espaço serviu de cenário para a gravação da novela Redenção, na extinta TV Excelsior, que construiu uma pequena cidade-cenário para a obra. Com o término da novela, o cenário se tornou um grande atrativo para a população. Foi então que em outubro de 1968, na Semana do Dia das Crianças, o prefeito à época, Hygino Lima, inaugurou a Cidade da Criança. De lá pra cá, o parque passou por várias etapas e marcou, afetivamente, a vida e a memória de muitas gerações.

Atualmente, ela é administrada pelo grupo Expoaqua, que inclui o Aquário de São Paulo, no Bairro do Ipiranga, e o Animália Park, recém-inaugurado em Cotia. Em 2022, o Expoaqua assumiu a concessão da Cidade da Criança por 25 anos e, desde então, tem promovido melhorias contínuas com reformas e modernização do parque, trazendo brinquedos novos e inéditos.

Com 32 mil metros quadrados, o parque tem hoje mais de 30 atrações para todas as idades e ainda abriga a mini-cidade da novela Redenção. Nele trabalham mais de 100 colaboradores, que ajudam a Cidade da Criança a receber por ano cerca de 120 mil visitantes.

“A Cidade da Criança é muito especial e faz parte da vida das pessoas, inclusive da minha. Quando era pequeno meu pai me levava para brincar lá. É difícil alguém com mais de 50 anos que não tenha conhecido o parque. Desde o ano passado, estamos trabalhando na modernização do parque e só neste ano já trouxemos uma montanha-russa inédita na América Latina e um Kamikaze, com base fixa, que também não tem em lugar nenhum”, explicou o CEO do Grupo Expoaqua, Anael Fahel.

Atrações – O parque conta com atrações para toda a família e todas as idades. Quem visita a Cidade da Criança encontra brinquedos mais antigos que marcaram a infância de muitas pessoas como o teleférico, carrinho de bate-bate, Vale dos Dinossauros e a tradicional xícara. Novas atrações também fazem a alegria dos visitantes como o Barco Viking, Elevador Kaboom, Kamikaze, montanha-russa Formula 1 Coaster, Casa Maluca, Trenó Aquático, e muito mais.

“Teremos muitas outras novidades em breve. Estamos restaurando todo o Submarino, que é uma atração histórica e bem tradicional do parque e, nos próximos meses toda essa área estará aberta ao público”, contou a administradora do parque, Fabiana Ramos.

Fazendinha – A Fazendinha Fala Bicho é outra atração imperdível dentro do parque. Com 67 animais de 20 espécies, o local tem mini vaca, cabras, jumento, galo, galinhas, gansos, poney, coelhos, alpacas, entre muitos outros animais típicos de fazenda que fazem a alegria da garotada.

Ingressos – São três opções: o Passaporte comum, que dá acesso às principais atrações do parque, exceto Fazendinha, Trenó Aquático e Vale dos Dinossauros; o Combo Mágico, que permite a diversão em todas as atrações, sem restrição; e o passaporte de acompanhante adulto, uma opção para maiores de 18 anos que preferem brincar só em algumas atrações. Moradores de São Bernardo do Campo têm 30% de desconto no Combo Mágico, mediante apresentação da “carteirinha do munícipe” obtida no site da Prefeitura de São Bernardo do Campo (www.saobernardo.sp.gov.br).

Na compra do ingresso on-line, o visitante deve agendar a data de visita ao parque; e, na entrada, basta apresentar o voucher impresso ou aberto na tela do celular. Em caso de chuva na data agendada pelo visitante, os combos ou ingressos adquiridos são automaticamente prorrogados pelo prazo de 30 dias.

A Cidade da Criança conta com ambulatório — com enfermeira e bombeiro à disposição—, sanitários, fraldário e praça de alimentação.

Durante o mês de outubro o funcionamento do parque será de terça a domingo, das 9h às 17h.

Serviço
Cidade da Criança
Endereço: Rua Tasman, 600 – Jardim do Mar – São Bernardo do Campo, SP
Atendimento ao cliente: (11) 4330-6998
Aberto de terça a domingo, das 9h às 17h
Ingressos e atualizações: http://www.cidadedacrianca.com.br

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Redes sociais @thiaggocamilo | @thiaggocamilopress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo