CinemaExclusivo

Pedro Urizzi estreia no longa “Meu Amigo Pinguim” como o protagonista jovem do personagem de Jean Reno

O ator e diretor Pedro Urizzi se prepara para sua estreia internacional como ator no filme “Meu Amigo Pinguim” (em inglês, “My Penguin Friend”). Com direção de David Schurmann, o longa estreia em 16 de agosto em aproximadamente 2.000 salas de cinema nos Estados Unidos e em 12 de setembro no Brasil – são aproximadamente 2.000 salas.

Em “Meu Amigo Pinguim”, Pedro interpreta o personagem do protagonista Jean Reno quando jovem. O enredo conta a história da amizade entre um pai solitário e um pequeno pinguim perdido, que recarrega seu espírito e cura sua família com uma lealdade inabalável. João jovem, personagem de Pedro Urizzi, tem um filho de 11 anos, interpretado pelo ator colombiano Juan José Guarnica. Ele é casado com Maria, interpretada pela brasileira Amanda Magalhães.  

Jean Reno, ator francês internacionalmente premiado, é João em sua fase adulta, um humilde pescador que se afastou do mundo após uma tragédia. Quando descobre um pinguim à deriva, sozinho no oceano e com marcas de óleo de um vazamento, seu primeiro instinto é ajudar. Para o desespero de sua esposa (Adriana Barraza), ele não apenas resgata a criatura marinha, mas cuida do pássaro e o apelida de DinDim.

Confessei ao Jean que estava um pouco nervoso em ter que interpretar o mesmo personagem que ele. Ele me contou a história: “durante muitos anos ele teve um pesadelo constante, em que era demitido pelo diretor de uma peça, na frente de todo o elenco, por ser um péssimo ator. Tal pesadelo só se desfez depois que ele lançou o filme “O Profissional”. Ele também me disse: “Sempre questione o porquê, quando estiver em cena””, comenta Pedro.

Pedro Urizzi fala sobre sua preparação para o filme:

O diretor, David Schurmann, me pediu para assistir todos os filmes do Jean Reno, a fim de buscar um espelhamento na atuação, pois faço a versão dele mais jovem no filme. Tive que buscar um estilo do Reno, que é bem mais econômico em gestos e movimentos, mas não menos potente”.

As filmagens do longa foram distribuídas ao longo dos meses de setembro e outubro de 2022, em locações e externas no Brasil, em Ubatuba, município no estado de São Paulo. “Nós também rodamos uma sequência no mar. Acho que foi o maior set que já presenciei na vida! Eles construíram uma plataforma na praia a fim de sustentar uma grua e do outro lado, uma parede enorme que jogava água contra o barco, produzindo ondas. Rodamos tudo no raso, cercados por mergulhadores e pessoas da produção”, complementa Pedro Urizzi.

Ainda segundo Pedro, as externas ajudaram a relação naturalista de atuação com as ações exigidas pela direção. “Meu Amigo Pinguim” é o terceiro longa em que ele atua sob a direção de David Schurmann – o primeiro foi em 2011, no filme “Desaparecidos”.

“Meu Amigo Pinguim” é um projeto que conta com artistas latinos de peso e grandes estrelas, como: Jean Reno, Adriana Barraza e Nicolás Francella. A direção de fotografia é de Anthony Dod Mantle, vencedor de um Oscar por “Quem quer ser um Milionário”. Além do elenco humano, o longa conta com atores pinguins que foram treinados para executar as cenas.

É um filme que fala sobre a ressignificação do amor paterno e sobre questões intransponíveis, mas que podem ganhar um novo sentido”, finaliza Pedro Urizzi. 

“Meu Amigo Pinguim” (“My Penguin Friend”) chega aos cinemas americanos em 16 de agosto. Em toda a América Latina, França, Itália e Espanha, a produção estreia entre agosto e setembro. No Brasil, o longa chega aos cinemas em 12 de setembro.

Sobre Pedro Urizzi

Pedro Urizzi é diretor, ator e roteirista. Cursou RTV na Belas Artes e Acting for Film na City Lit de Londres. Dirigiu as séries documentais “São Paulo Meu Humor” (2019, Arte1) e “ArquiteturaHoje!” (Previsão 2024, Arte1). É co-roteirista da série documental “Bob Burnquist: A Lenda do Skate”” (HBO e Max, 2024). Fez parte da shortlist do renomado Festival 65th DokLeipzig e foi selecionado oficialmente em diversos festivais, incluindo o NY Latin Festival 2022, 16thCineBH e 24th Odense International Film Festival. 

Seus trabalhos já foram objeto de pesquisa de mestrado da USP e da UNESP. Também atua na direção de filmes publicitários em campanhas para: Caixa Econômica Federal, Bradesco, Zoomp, Stella Artois, Ministério da Saúde e Google. Atualmente, encontra-se em fase de pós-produção do documentário de longa-metragem “Vlavianos”, projeto aprovado pelo FSA.

Começou a carreira artística no teatro aos 17 anos, com a peça “Our Town”. Estudou Acting for film em Londres, direção de atores da Academia Internacional de Cinema em São Paulo e passou pelos métodos de atuação Meisner e Fátima Toledo. Atuou em projetos para cinema e séries de TV, como o filme “Rinha” 2008 dir.Marcelo Galvão, “Desaparecidos”, em 2011, com direção de David Schurmann, e na minissérie “Zé do Caixão”, em 2015, dirigido por Victor Mafra.

Fez uma participação no longa-metragem “Por Um Fio” que terá estreia em 2025, também com direção de David Schurmann. Também atuou como diretor na série-doc “Arquitetura Hoje!”, com estreia prevista entre 2024 e 2025, no Arte1; no longa-doc “Vlavianos”, com estreia para 2025 e assina o roteiro da série-doc “Bob Burnquist: A Lenda do Skate”, que chega à Max (antiga HBO), em 13 de agosto.

Em 2024, fará a sua estreia internacional como ator, no longa-metragem dirigido por David Schurmann “Meu Amigo Pinguim” (My Penguin Friend), onde fará o papel mais jovem do personagem João, interpretado pelo renomado ator Jean Reno. 

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Instagram e Twitter @thiaggocamilo
Botão Voltar ao topo