Famosos

Péricles reverencia a negritude em projeto inédito para o Dia da Consciência Negra

Há alguns anos Péricles dedica trabalhos ao novembro negro. Este ano não será diferente. Desde o dia 14 o cantor iniciou a divulgação do projeto ‘Voz da Consciência’ e no dia 20 lança um faixa com o Olodum.

“O meu intuito é sempre mostrar o valor do negro na construção da cultura brasileira, para que, de uma vez por todas, qualquer manifestação de preconceito, caia por terra. Não podemos mais deixar que pensamentos que diminuem e menosprezem a população negra sejam difundidos. O projeto ‘Voz da Consciência’ e qualquer atitude para esse olhar é de extrema importância para conscientizar a sociedade”, fala.

O projeto ‘Voz da Consciência’ é uma série de 12 depoimentos, gravados em Salvador, que conta com a participação de grandes nomes do universo cultural baiano como: Val Benvindo, Bárbara Carine Soares Pinheiro, Jorge Washington Rodrigues da Silva, Alberto Pitta, Carlos Augusto (Big), Vovô do Ilê Ayê, Nildinha Fonsêca, José Carlos Arandiba (Zebrinha), Sulivã Bispo, Nitorê Akadã, Carlinhos Brown e Lázaro Araujo (Olodum). Péricles conta que todas as entrevistas mexeram muito com ele e frisa sobre a importância que é aproveitar o dia 20 e todo o mês de novembro para fazer o alerta de que todos merecem respeito.

Serão veiculados no canal oficial do artista no YouTube dois episódios por dia. No dia 20 de novembro Péricles lança em todas as plataformas de música, em parceria com o Olodum, uma regravação de um dos grandes sucessos do grupo: “Rosa”.

“Gravar com o Olodum é a maior premiação que eu poderia receber. De tudo o que já aconteceu na minha vida, na minha trajetória, estar ao lado de um grupo tão representativo, que fez e faz tanto pela educação e pela construção da cidadania do negro, é uma honra”, vibra.

O clipe da faixa foi gravado no Pelourinho e, na ocasião, o cantor foi cercado por uma multidão de pessoas que expressaram todo o seu carinho, parando o centro histórico da capital baiana. O resultado do vídeo poderá ser visto a partir das 19h, no ‘Canal do Pericão’ no Youtube.

A escolha da Bahia, de Salvador e do Pelourinho não poderia ter sido mais simbólica. Nascido em Santo André, na grande São Paulo, Péricles sempre se emociona quando visita o estado. “A minha relação com a Bahia como um todo, mas principalmente com Salvador é sempre de pertencimento e acolhimento. É como se fosse uma grande família, onde eu era um filho que há muito tempo estava longe e que depois voltou para casa. A Bahia foi a primeira capital do Brasil, o samba saiu de lá, então tanto o estado quanto a capital são o ponto de partida para tudo o que a gente é hoje. Nada mais justo do que voltar ao começo e mostrar para os nossos, nosso crescimento e progresso. Como diria o meu amigo Arlindo Cruz: Quem não sabe de onde veio, não sabe pra onde vai”.

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Redes sociais @thiaggocamilo | @thiaggocamilopress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo