Na última semana, a Polícia Militar de Porto Ferreira, por meio do Instrutor do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), Cabo PM Osni Luciano Martins, ministrou uma palestra para os funcionários da empresa Cargill Unidade Porto Ferreira. A palestra teve como tema o “Agosto Lilás”, uma campanha voltada para a sensibilização e combate à violência doméstica contra a mulher.
O “Agosto Lilás” é uma campanha realizada anualmente em agosto em referência à Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/2006), que foi sancionada em 7 de agosto de 2006. Esta lei é um marco na luta contra a violência doméstica, estabelecendo punições mais severas para crimes cometidos contra mulheres no âmbito familiar e doméstico.
Durante a palestra, foram abordadas as diversas formas de ajudar as mulheres que são vítimas de violência doméstica, além de orientações sobre como essas vítimas devem proceder para denunciar os agressores. Um dos destaques da apresentação foi o SOS Mulher, um aplicativo desenvolvido pela Polícia Militar do Estado de São Paulo. Este aplicativo permite que mulheres com medidas de proteção judicial acionem rapidamente o serviço de emergência 190 em caso de risco iminente, pressionando um botão no aplicativo por cinco segundos.
Quando a Polícia Militar é acionada através do SOS Mulher, os Centros de Operações da Polícia Militar (Copom) em todo o estado geram automaticamente uma ocorrência de risco, enviando uma equipe ao local. Ao chegar, a vítima deve apresentar a medida de proteção concedida pela justiça, comprovando o descumprimento por parte do agressor.
A palestra foi solicitada pela própria empresa Cargill, com o objetivo de orientar e conscientizar seus funcionários sobre a importância da prevenção e combate à violência doméstica, em parceria com o Comandante da Polícia Militar em Porto Ferreira, Capitão PM Edson Francisco da Cruz.