No dia de hoje, celebramos os 75 anos de uma das mais ilustres profissionais do campo de Serviço Social brasileiro, a professora Maria Inês Bravo. Com uma carreira sólida e repleta de conquistas acadêmicas, a professora Bravo é referência na área e inspira gerações com sua competência e talento.
“Se a gente não resistir e não celebrar, não se consegue lutar. E a minha perspectiva sempre foi de lutar com alegria. A gente tem um pessimismo da razão, mas o otimismo da vontade. Então, nesse otimismo da vontade, tem que estar celebrando para realizar, para realmente lutar por um país melhor, por um outro projeto societário. É nessa perspectiva”, comemora a professora.
Respeito no mundo acadêmico
Com uma extensa formação acadêmica, que inclui graduação em Serviço Social pela Universidade Gama Filho, mestrado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com estágio de pesquisa aprovado na Universidade Católica Portuguesa, a professora Bravo acumula conhecimento e experiência ao longo dos anos.
Aposentada como professora adjunta na Universidade Federal do Rio de Janeiro, atualmente ela desempenha o papel de professora associada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde coordena o Grupo de Estudos Gestão Democrática na Saúde e Serviço Social, registrado no CNPq, sendo bolsista de produtividade 1A. Sua atuação na área de Serviço Social destaca-se pelos temas abordados, tais como serviço social, controle social, movimentos sociais, conselhos de saúde, saúde e reforma sanitária.
Além de sua contribuição acadêmica, a professora Bravo também foi honrada com as medalhas Pedro Ernesto (concedida pela câmara municipal do Rio) e Sérgio Arouca (dada pela Fiocruz), em reconhecimento ao seu empenho e dedicação à área da saúde.
Neste momento especial, destacamos a importância e o legado da professora Maria Ines Souza Bravo no campo do Serviço Social. Sua expertise e compromisso com a formação acadêmica continuam a influenciar positivamente inúmeras vidas e a moldar o futuro da profissão.
Celebrar a professora Maria Inês Bravo por seus 75 anos e por sua valiosa contribuição ao Serviço Social é comemorar o labor e arte de ensinar.