Celebridades

Projeto entre Aldeias Infantis SOS e Instituto Mauricio de Sousa impacta mais de 380 mil pessoas

Parceria foi renovada por mais cinco anos, disseminando informações sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) por meio de revistas impressas e digitais e da formação de professores

Lançado em 2020 em uma parceria entre a Aldeias Infantis SOS e o Instituto Mauricio de Sousa, o Impacta ODS já alcançou cerca de 380 mil pessoas, entre crianças, adolescentes e agentes multiplicadores, por meio de revistas da Turma da Mônica, em formato impresso e digital. O projeto é patrocinado por empresas ou Secretarias de Educação municipais e estaduais e prevê a distribuição em massa das revistas em quadrinhos, além de ações formativas para participantes.

No mês em que se celebra o Dia Global dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Organização orgulha-se em anunciar que o projeto foi renovado por mais cinco anos, com o objetivo de disseminar a conscientização sobre os ODS entre crianças, adolescentes, jovens e agentes multiplicadores em todo o Brasil.

Os ODS são um chamado global a ações visando a redução da pobreza e desigualdade, a proteção do meio ambiente, a equidade de gênero, a saúde e bem-estar e a promoção da paz, entre outras questões. Estabelecidos em 2015 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), esses 17 objetivos visam alcançar a Agenda 2030, abordando questões que vão desde a erradicação da pobreza até a promoção de cidades sustentáveis e o combate às mudanças climáticas.

Christofer Müller, diretor de Mobilização de Recursos da Aldeias Infantis SOS, enfatiza a importância da educação para o desenvolvimento sustentável. Segundo ele, atingir as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030 também envolve a promoção da educação.

“É fundamental concentrar esforços na geração atual de estudantes, a fim de conscientizá-los sobre a importância de boas práticas de desenvolvimento sustentável. Assim, a introdução dessa temática no currículo regular torna-se um passo significativo para possibilitar a visão de um mundo mais equitativo e sustentável”, explica.

Com relação a renovação da parceria, Amauri Sousa, diretor do Instituto Mauricio de Sousa, analisa sua relevância a nível nacional.

“Ao realizar um recorte para o nosso país, a temática que envolve os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, é essencial para a construção de uma sociedade brasileira mais justa e equitativa para as próximas gerações. É um processo a longo prazo, sendo necessário o envolvimento dos diversos setores. A meu ver, as Organizações da Sociedade Civil têm uma importante participação nesse processo.”

Cursos

O Projeto IMPACTA ODS oferece dois cursos essenciais para disseminar o conhecimento sobre os ODS:

Curso Introdutório: esse curso proporciona uma introdução abrangente aos ODS, desde sua origem na Declaração do Milênio das Nações Unidas até a explicação detalhada dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Curso para Educadores: destinado a educadores, aprofunda a compreensão dos ODS, capacitando os professores a incorporarem temas relacionados ao desenvolvimento sustentável em seus currículos e atividades educacionais.

Educação divertida

As revistas da Turma da Mônica têm um lugar especial no coração de todos os brasileiros, frequentemente marcando a primeira experiência literária de muitos. Agora, esses amados personagens estão desempenhando um papel fundamental na educação para o desenvolvimento sustentável.

As revistas especiais da Turma da Mônica – ODS, abordam questões complexas, como mudanças climáticas, igualdade de oportunidades e direito à cidade, de forma lúdica e envolvente. Os conteúdos iniciam conversas importantes sobre os ODS com crianças, adolescentes e jovens, apontando caminhos para um mundo melhor.

Para acessar as publicações em formato digital, visite impactaods.org.br/gibis-digitais.

Uma visão compartilhada do futuro

O Projeto IMPACTA ODS está moldando o futuro, capacitando jovens e crianças a se tornarem defensores ativos do desenvolvimento sustentável e promovendo um mundo onde todos têm a oportunidade de prosperar.

Para obter mais informações sobre o Projeto e como essa ação faz a diferença, visite impactaods.org.br.

Sobre a Aldeias Infantis SOS

A Aldeias Infantis SOS (SOS Children’s Villages) é uma organização global, de incidência local, que atua no cuidado e proteção de crianças, adolescentes, jovens e famílias. A organização lidera o maior movimento de cuidado do mundo e atua junto a meninos e meninas que perderam o cuidado parental ou estão em risco de perdê-lo, além de desenvolver ações humanitárias.

Fundada na Áustria, em 1949, está presente em mais de 130 países. No Brasil, atua há 56 anos e mantém mais de 80 projetos, em 32 localidades de Norte ao Sul do país. Ao trabalhar junto com famílias em risco de se separar e fornecer cuidados alternativos para crianças e adolescentes que perderam o cuidado parental, a Aldeias Infantis SOS luta para que nenhuma criança cresça sozinha. 

Para saber mais: www.aldeiasinfantis.org.br

Sobre o Instituto Mauricio de Sousa

Fundado em 1997, o Instituto Mauricio de Sousa tem em seu DNA os valores éticos que permeiam a vida e a obra de Mauricio de Sousa, o respeito à infância e o compromisso de incentivar a leitura, ultrapassando gerações.

Temos como premissa que investir na criança é semear um futuro promissor, por isso desenvolvemos, por meio de uma linguagem lúdica, projetos, campanhas e ações sociais nas áreas de educação, cultura, cidadania, inclusão social e diversidade. Fomentamos o desenvolvimento de ações transformadoras, visando potencializar o impacto e a transformação social.

Para saber mais: https://www.institutomauriciodesousa.org.br/

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Redes sociais @thiaggocamilo | @thiaggocamilopress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo