O projeto “Itinerário do Patriarca”, sobre a vida de José Bonifácio de Andrada e Silva, da Arte Ensaio Editora é uma proposta que vai além da produção literária, trabalhando também contrapartidas sociais e ações inclusivas.
Ponto de partida do projeto, o livro “Itinerário do Patriarca”, de Geraldo Luis Lino, recorre a uma linguagem leve e ilustrações que enriquecem a história contada sob a forma de uma linha do tempo contextualizando a relação dos acontecimentos relevantes dos períodos de vida do Patriarca da Independência, com destaque para o seu papel no processo da emancipação do Brasil como Estado independente de Portugal. – Bi Centenário da Independência.
São 206 páginas divididas em cinco capítulos, partindo dos primeiros anos e juventude de José Bonifácio, até sua participação decisiva nas ciências e governo, possui um vasto material iconográfico, com referências em museus e instituições especializadas como o Arquivo Nacional.
Visando enriquecer o conteúdo e ampliar os conhecimentos, está programada a distribuição de 1.530 livros para moradores de bairros paulistanos que atendam às necessidades de democratização de acesso à cultura, em uma contrapartida social do projeto.
O projeto compreende ainda palestras gratuitas com o autor Geraldo Luis direcionada a estudantes da rede pública de ensino, que também poderão participar das salas de leitura virtuais conduzidas por historiadores ou jornalistas especializados com uma abordagem da temática de forma acessível e interativa, e que acontecerão como uma atividade extra para as escolas beneficiadas.
Uma versão em audiobook do livro também será lançada para contemplar a acessibilidade e ações inclusivas, assim como a presença de intérpretes de libras nos eventos de contrapartida, neste projeto que é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo – PROMAC e FSB HOLDING.
A pesquisa bibliográfica realizada diante dos vários conteúdos disponíveis sobre José Bonifácio e as obras mais relevantes são mencionadas como sugestões de leitura para os interessados em se aprofundarem sobre o assunto. Uma das referências que ajudaram nesse processo de pesquisa foi o site José Bonifácio – obra completa (https://obrabonifacio.com.br/) fundamental para a construção da narrativa histórica.