Curiosidades

Psoríase: Entenda a condição que afeta Beyoncé desde a infância

Cantora revelou sofrer de doença crônica que afeta diretamente seu couro cabeludo; especialista comenta sobre o caso da celebridade

Recentemente, a diva pop revelou em uma entrevista à revista “Essence”, que sofre de psoríase desde muito nova. “Tenho muitas lembranças ligadas ao meu cabelo. A relação que temos com nossos cabelos é uma jornada profundamente pessoal. Desde passar a infância no salão da minha mãe até meu pai aplicar óleo no couro cabeludo para tratar minha psoríase – esses momentos foram sagrados para mim”, recordou a cantora.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a psoríase é uma doença da pele relativamente comum, crônica e não contagiosa. Além disso, “é cíclica, ou seja, apresenta sintomas que desaparecem e reaparecem periodicamente”, diz o site oficial.

Ainda segundo a SBD, a doença atinge cerca de 3% da população mundial, isto é, 125 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, são 5 milhões de brasileiros afetados.

Segundo o dermatologista Doutor José Carlos Maruoka, médico atuante na clínica Pineapple Hair Brasil, a psoríase capilar afeta, exclusivamente, o couro cabeludo e se apresenta como uma  descamação associada à vermelhidão, em formato de placas. 

“Alguns profissionais, se não treinados para identificá-la, podem diagnosticar as placas como presença de caspa. Por se tratar de uma condição inflamatória crônica, leva a uma série de sintomas desconfortáveis e afeta muito a autoestima dos pacientes.”, pontua o doutor.

Muitos fatores podem tornar-se gatilhos para o desencadeamento do quadro, como o estresse, infecções no couro cabeludo, consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo, ou a utilização de medicamentos, como por exemplo o uso de betabloqueadores, lítio, cloroquina etc. Os sintomas mais comuns nesta dermatose cíclica variam de pessoa para pessoa, conforme a apresentação e gravidade da doença.

“Geralmente os sintomas mais apresentados em indivíduos que são acometidos pela doença, são: placas escamosas; dor e/ou incômodo semelhante à queimação; sangramento devido a coceira; queda de cabelo. O que faz impactar na qualidade de vida e na autoestima do paciente.”, explica o dermatologista.

Segundo o especialista, a condição inflamatória no couro cabeludo, como no caso de Beyoncé, pode levar à danificação dos folículos, enfraquecendo os fios e afetando seu ciclo de vida. “Assim também, em casos de cicatrização devido a psoríase, há o impedimento no crescimento dos fios. É importante ressaltar que o estresse associado pode desencadear eflúvio telógeno, uma condição de queda dos fios mais acentuada, por determinado período.”, comenta o profissional.

Ainda segundo o doutor, os pacientes com a doença sofrem muito preconceito em razão das lesões e deformações aparentes na pele, o que não restringe o impacto da doença somente ao corpo, mas também à saúde mental, podendo causar depressão, ansiedade, afetando diretamente a qualidade de vida e o bem-estar emocional do paciente. “É estritamente recomendável um acompanhamento profissional, e se necessário, de acordo com o impacto da doença, uma ajuda terapêutica seria de grande auxílio ao paciente.”, reforça o especialista.

Já o tratamento da psoríase é de forma individualizada, pois cada caso da doença responde melhor a um tipo diferente de tratamento. “Geralmente, em casos mais brandos, a hidratação da pele e a aplicação de medicamentos em regiões afetadas pela doença orientada por especialistas, podem ser suficientes para melhorar o quadro clínico e promover o desaparecimento dos sintomas. Além de que, uma alimentação balanceada e a prática de atividade física podem ajudar nesse processo de recuperação.”, diz o doutor.

Deve-se estar atento ao aparecimento da doença. Em caso de manifestações dos sintomas, procure um dermatologista imediatamente. “Há diversos tipos de psoríase, quanto mais cedo o diagnóstico por um dermatologista especializado, mais fácil a classificação da doença e o tratamento.”, conclui Maruoka.

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Instagram e Twitter @thiaggocamilo
Botão Voltar ao topo