Rafael Saraiva tem 23 anos e já está no elenco do Porta dos Fundos há mais de um ano. No audiovisual, participou do Portugal Show, do Multishow, atuou na série “A Vida Pela Frente, do Globoplay, nos longas-metragens “Ciclo”, dirigido por Ian SBF, “Doidas e Santas”, direção de Paulo Thiago, “Desculpe o Transtorno”, dirigido por Tomás Portella, e no curta-metragem infantil “Souvernirs de Verão”. Ele ainda está no elenco do longa “Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa”, dirigido por Fernando Fraiha, produzido pela Biônica Filmes, em coprodução com a Mauricio de Sousa Produções, a Paris Entretenimento e a Paramount Pictures, com estreia prevista para 2024. Rafael também é conhecido por desenvolver vídeos para internet que já ultrapassaram a marca de 60 milhões de visualizações.
Em 2020, durante a pandemia, o ator participou do filme Romeu e Julieta, dirigido por André Dale, realizado virtualmente com amigos, no papel de Mercúcio. Inquieto, ele também resolveu gravar vídeos em casa para o Instagram, criando personagens e improvisando o texto. Seu Instagram pulou de 400 para 85 mil seguidores. Rafael soube usar a pausa forçada a seu favor. Então, na perspectiva de retorno às ruas, elaborou textos para fazer stand-up, o que não dependeria de cenário, mais atores, teatros abertos etc E se lançou no mundo do stand-up.
Nos últimos anos, sua vida se transformou. Ao que tudo indica, Rafael é um dos jovens atores mais promissores do momento. Seu trabalho chamou atenção de colegas de profissão e de outros comediantes, a ponto de receber os convites para integrar o Porta dos Fundos e, recentemente, para participar da novela “No Rancho Fundo” aonde interpreta Guilherme Tell, jornalista e artista que recita poemas nas ruas. “O meu personagem é um personagem cômico na novela e eu acho que ele tem tudo para fazer sucesso porque é ele muito carismático. Porque ele mostra as falhas que nós todos temos. Ele escancara. Uma dificuldade de comunicação… ele é confuso, tímido, ansioso. E tudo isso trabalhado com muito humor e muita paixão”, relata Rafael.
Ele cursa Comunicação -novas mídias- cinema, na Puc Rio e tem trabalhado tanto como ator, quanto como roteirista. Além de roteirizar junto com amigos seus vídeos no Instagram, Rafael foi roteirista e co-diretor do programa Na Tela da Glô, no canal de YouTube da TV Globo, ao lado de Samuel Valladares, também seu companheiro de palco, no espetáculo de improviso “Presentes”, apresentado em 2023, e em “Quebra-Cabeça: em busca da peça que falta”, , dirigido Barbara Duvivier e Victoria Scorza, espetáculo de improviso, mas para o público infantil, realizado em março de 2024, no teatro O Tablado. “Fazer uma peça de improvisação é sempre estar disposto a viver qualquer coisa em cima do palco. Acho que isso é a coisa que mais me estimula como ator. É poder ser o que a plateia quiser ver naquele momento. Então, eu amo improvisar por causa disso”, diz o ator.
Rafael não é um iniciante. Sua trajetória na arte começou há 12 anos. O ator, comediante e roteirista cursou O Tablado durante sete anos. Integrou o elenco de “Paz Sem Rosto”, espetáculo realizado no teatro O Tablado em 2015, que foi convidado a se apresentar, e venceu, o Festival “Kids on Stage” no Centro Europeu das Artes – Hellerau, na Alemanha. Em 2022, foi um dos protagonistas da peça “O Cálice”, cujo elenco foi indicado ao Prêmio Aptr 2023, na categoria Jovens Talentos, dirigida por Cacá Mourthé, que também o dirigiu em “Camaleão e as Batatas Mágicas” e “O Boi e o Burro no Caminho de Belém”. Em 2022, Rafael protagonizou “Anísio e a Devoradora de Livros”, espetáculo infantil baseado na vida de Anísio Teixeira, de Leila Meirelles e João Sant’Anna.