Famosos

Raul Gil comemora 85 anos. Confira fatos de sua carreira brilhante

Atração exibe homenagem ao grupo KLB e ‘Banquinho’ sertanejo, além da participação dos cantores Leandro Borges e Anderson Freire

Um dos ícones da televisão brasileira, Raul Gil comemora 85 anos de vida, alegria e sucesso nesta sexta-feira, 27 de janeiro. Paulistano e descendente de espanhóis, nasceu no bairro do Ipiranga, zona sul de São Paulo. Na juventude, trabalhou como feirante, metalúrgico e mecânico, mas sempre teve uma inclinação para a música e a comunicação, participando de programas de calouros no rádio e na televisão, sendo um deles o programa Calouros em Desfile, comandado por Hebe Camargo na extinta TV Paulista (canal 5), na década de 50.

Com uma voz marcante e seu característico bom humor, destacou-se ao imitar grandes nomes da música na época como Vicente Celestino, Cauby Peixoto, Nelson Gonçalves, Silvio Caldas, levando-o a gravar um disco de boleros, sua grande paixão musical.

Na década de 60, inicia sua carreira de comunicador ao ingressar na Rádio Record, onde comandou diversos programas até migrar para a TV em 1967, apresentando Raul Gil Room na extinta TV Excelsior. Pouco tempo depois migrou para a TV Bandeirantes com o programa. Em 1971, passa a fazer parte do elenco do Programa Silvio Santos como imitador e participando no julgamento de concursos do dominical.

Programa Raul Gil 170222 Rodrigo Belentani SBT 3
Fotos: Rodrigo Belentani/ João Batista / Claudio Carneiro

No dia 18 de agosto de 1973, Raul Gil estreia seu grande caminho como animador de TV com o Programa Raul Gil, então pela TV Record. Em 1978 migra para a Rede Tupi.

Em setembro de 1980, Raul Gil é contratado pela TVS, transmitindo seu programa para todo o Brasil pela Rede de Emissoras Independentes (REI), até 1981 quando é criado o SBT e o Programa Raul Gil passa a fazer parte da programação de sábado, trazendo os quadros Cartas e Cartazes, Vamos Fazer Média (Jogo do Banquinho) e Calouros com Raul Gil. No júri, destacaram-se Ary Toledo, Marly Marley, José Messias, Daisy Lúcidi, Eduardo Assad, Jorge Mascarenhas, Virgínia Lane e o então iniciante na carreira Augusto Liberato, apelidado por Raul como Gugu. Seu sobrinho Marquito interpretava Robogil, um robô de sucata que auxiliava o apresentador no palco.

As quadrinhas “o Raul perguntou, você não acertou, pegue seu banquinho, e saia de mansinho”, “ô lê lê, ô lá lá, espere um pouquinho, vamos faturar”, “obrigado, Senhor, obrigado, por ter nos dado um programa feliz/por ter levado a tristeza de mim”, além do “pulinho” no palco e o bordão “vamos aplaudir”, tornaram-se marcas do animador.

Após passar pelas emissoras Record (onde esteve em mais 3 passagens), Rio, Manchete e Bandeirantes, Raul volta ao SBT em 2010, com um programa moderno e dinâmico, repleto de quadros novos, acompanhando a evolução da televisão e da música como Shadow Brasil, Jovens Talentos, A Turma do Vovô Raul, Mulheres que Brilham, 100% Covers, Funkeirinhos, Elas Querem Saber, Youtubers Querem Saber, Homenagens, e os tradicionais Jogo do Banquinho e Pra Quem Você Tira o Chapéu.

Em sua trajetória, Raul Gil revelou grandes talentos da música e da televisão que iniciaram suas carreiras no programa. As apresentadoras Mara Maravilha e Maisa, os cantores Lulu Santos e Luan Santana, os conjuntos Titãs, Katinguelê, Só Pra Contrariar e Gera Samba, além de Juninho Bill, Amanda Acosta, Simony, Glória Groove, entre outros.

Aos 85 anos, Raul continua com a mesma garra e o vigor de sempre, animando o mais tradicional auditório dos sábados da TV brasileira, interagindo com pessoas de todas as idades em seu show semanal.

Programa Raul Gil 030222 Rodrigo Belentani SBT 4
Fotos: Rodrigo Belentani/ João Batista / Claudio Carneiro

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Redes sociais @thiaggocamilo | @thiaggocamilopress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo