Cultura

Rebeca Andrade já tem mais um prêmio: A Medalha de Reconhecimento Chiquinha Gonzaga

Honraria é conferida a mulheres que militam por diferentes causas na sociedade

Maior medalhista olímpica brasileira da história, a ginasta Rebeca Andrade deve receber mais uma honraria: a Medalha de Reconhecimento Chiquinha Gonzaga, proposta pela vereadora Thais Ferreira, do PSOL. A medalha é mais um reconhecimento para a atleta que brilhou neste ano nas Olimpíadas de Paris.

“É uma jovem mulher negra que merece todas as nossas homenagens, pela trajetória de coragem e superação e por tão bem representar a todo um país Conceder essa medalha para Rebeca é para nós motivo de alegria e máximo respeito e reforça a importância de um país mais justo e menos desigual para todos nós que lutamos por dignidade para todos desde o começo da vida. ”, define a parlamentar.

Além da conquista do ouro no solo, Rebeca sai da França com duas pratas, no salto e no individual geral, e um bronze por equipes. Vale lembrar que na carreira olímpica ela ainda tem o ouro no salto e a prata no individual geral em Tóquio 2020, somando seis pódios nas duas edições dos Jogos. Como se não bastasse esse histórico, entra para a história como grande imagem da Olimpíada a reverência à Rebeca, feita pelas ginastas Simone Biles e Jordan Chiles durante a cerimônia de entrega das medalhas na competição.

É importante mencionar que a Medalha de Reconhecimento Chiquinha Gonzaga é uma honraria conferida a mulheres que militam em prol das causas democráticas, humanitárias, artísticas e culturais. Primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil e a primeira compositora popular do país, Chiquinha Gonzaga enfrentou e rompeu barreiras sociais e de gênero para dedicar-se à música, deixando um legado que abriu caminho para muitas mulheres em um universo dominado por homens.

Rodrigo Teixeira

Repórter com mais de 13 anos de carreira. Formado em jornalismo pela Estácio de Sá e pós graduado em Metodologia do Ensino Superior pela Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj). Com experiência em diversos segmentos do jornalismo, entre eles, no meio corporativo, artístico, e no poder público. Com passagem pelas redações dos maiores portais de internet do país, inclusive á produziu conteúdo para o portal iG. Experiência de gestão, redação e projetos especiais para o on-line dos Jornais O Dia e Meia Hora. Web Repórter da Rede TV, na sucursal do Rio de Janeiro e correspondente do programa "Tô na Fama", da Rede TV do Tocantins.
Botão Voltar ao topo