Eventos

Rock in Rio 2024: Iniciativas de acessibilidade deixam a experiência da pessoa com deficiência (PCD) ainda mais segura e confortável na Cidade do Rock

O Rock in Rio, mais uma vez, reitera seu compromisso com a diversidade e inclusão com avanços em suas metas de sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa (ESG) para 2030. Como um dos objetivos, o festival segue com o propósito de continuar sendo amplamente acessível, inclusivo e plural durante os sete dias de festa em setembro na Cidade do Rock e nas próximas edições. Para além de medidas pioneiras já adotadas — sendo essas das mais amplas encontradas no mercado de entretenimento — como soluções para pessoas neurodivergentes, disponibilidade de kit sensorial para pessoas com TEA, espaço de acolhimento sensorial, vans acessíveis, intérprete em libras, plataformas em frente aos palcos, brinquedos adaptados, suporte para cão guia, entre outras, hoje o Rock in Rio dá mais um passo em sua jornada e lança um guia completo em seu site oficial, destinado exclusivamente à acessibilidade. Nesta página os visitantes encontrarão todas as informações detalhadas sobre as ações e procedimentos implementados nas últimas edições — e ampliados para a edição comemorativa dos 40 anos do Rock in Rio — de forma a proporcionar uma experiência ainda mais segura para as pessoas com deficiência (PCDs) na Cidade do Rock.

Desde 2001, imbuído do propósito “Por Um Mundo Melhor”, o Rock in Rio promove a conscientização sobre a importância das pequenas ações diárias para criar um mundo mais positivo. Como uma das ações deste pilar, o festival investe num robusto plano de acessibilidade. O projeto tem como objetivo, não só garantir a acessibilidade no espaço físico das Cidades do Rock com conforto e segurança, mas também proporcionar uma experiência única para a pessoa com qualquer tipo de deficiência, tais como: deficientes físicos, auditivos, visuais e intelectuais, fãs com mobilidade reduzida, além de pessoas idosas, gestantes e obesas.

Os esforços do Rock in Rio têm sido amplamente reconhecidos pelo público ao longo das edições. De acordo com uma pesquisa realizada pelo SENAC/IFEC RJ com os fãs na Cidade do Rock, em 2022, 96% dos participantes concordam que o festival é diverso e representa pessoas com diferentes características. O evento também recebeu uma nota impressionante de 9.1 em 10 pela diversidade cultural apresentada, evidenciando seu compromisso com a representatividade. Além disso, 94% das pessoas afirmam que o festival é acessível para aqueles com algum tipo de deficiência.

Roberta Medina, vice-presidente executiva da Rock World, empresa que criou, organiza e produz o Rock in Rio e o The Town, reforçou a importância dessas iniciativas em alinhar-se com a filosofia do “Por Um Mundo Melhor” no Rock in Rio: “Nossa missão vai além da música. Vemos o Rock in Rio como grande catalisador de mudanças positivas na sociedade, através da visibilidade que damos às nossas próprias escolhas, acreditamos que mostramos que se cada empresa e se cada um de nós estiver atento e comprometido com o bem-estar de todos, faremos deste um mundo melhor. Ao tornar o Rock in Rio um espaço totalmente inclusivo e acessível, estamos construindo um futuro mais justo e igualitário. A acessibilidade é uma pedra fundamental desse processo, assegurando que cada indivíduo tenha a oportunidade de desfrutar plenamente do festival e se sentir verdadeiramente parte da comunidade que criamos, onde todas as pessoas são bem-vindas e representadas. A Cidade do Rock é um lugar plural e diverso, queremos que todos se sintam confortáveis e seguros nela, vivendo uma experiência mágica e única.”, finaliza.

Com um olhar atento aos PCDs já há algumas edições, o Rock in Rio foi o primeiro a ter empréstimo de kit livre, audiodescrição e um setor exclusivo para acessibilidade. Durante o festival, na Cidade do Rock são instalados pisos e mapas táteis em pontos estratégicos. Os palcos Mundo e Sunset possuem plataformas elevadas, enquanto o New Dance Order reserva uma área para garantir segurança e conforto a todos. Intérpretes de língua gestual estão disponíveis nos shows. No espaço “Sinta o som” pessoas surdas podem sentir a vibração da música por meio da proximidade com as caixas de som. Para pessoas em cadeiras de rodas, a Roda Gigante conta com uma cabine acessível, a tirolesa usa uma cadeira escaladora motorizada para facilitar a subida e descida das escadas das torres, a Montanha Russa e o Mega Drop contam com um cinto extra, que também garante a segurança do passageiro com deficiência física, para aproveitar sem riscos. Os banheiros exclusivos para este público são equipados com barras de apoio, rampas e trincos acessíveis. Há a opção de ingressos meia-entrada para PCDs e seus acompanhantes, com entrada prioritária e sinalizada.

Para facilitar a locomoção entre as atrações, há carrinhos de golfe com rampa e espaço para cadeiras de rodas. Restaurantes possuem balcões rebaixados e na Gourmet Square há mesas exclusivas. Também há transportes exclusivos para PCDs e acompanhantes, estacionamento reservado e centro de serviços com reparos em cadeiras de rodas, empréstimo de equipamentos e apoio para cão guia. Duas novidades da edição de 2022, foram as melhorias nas plataformas onde foram instalados pisos personalizados para nivelamento e alteração do serviço de libras para acima do palco, tornando-o mais visível a todos. Vale destacar que todos estes serviços são gratuitos.

Thiago Amaral, coordenador de pluralidade da Rock World, destacou as operações implementadas para garantir uma experiência confortável e segura para pessoas com deficiência: “Nosso compromisso com a acessibilidade vai além das simples adaptações. Estamos constantemente inovando e aprimorando nossas práticas para garantir que a Cidade do Rock seja um espaço verdadeiramente inclusivo. Desde o treinamento da equipe até a implementação de tecnologias assistivas e a criação de áreas específicas, cada detalhe é cuidadosamente planejado para atender às necessidades de todos os nossos públicos. Este é um compromisso que levamos muito a sério e estamos empenhados em superar as expectativas a cada edição.”, comenta Thiago.

Para que este público se organize com calma e tranquilidade para ir e voltar do festival, a nova página no site estará constantemente atualizada com novidades referentes ao tema. No local, também poderá ser encontrado o Plano de Acessibilidade do Rock in Rio: um guia abrangente de acessibilidade no festival, que reúne todas as informações que o fã precisa saber. Por meio deste conteúdo robusto, os fãs encontrarão como funciona o cadastro para utilização dos serviços para PCDs, descrição de todas as iniciativas previstas e todas as informações referentes ao acesso na Cidade do Rock. Somente na última edição, em 2022, foram realizados mais de 1.800 cadastros de pessoas que informaram com as seguintes condições: deficiência física, visual, auditiva, intelectual, comorbidades, mobilidade reduzida temporariamente, além de pessoas idosas, gestantes, lactantes, obesas, entre outras. 

Outras informações sobre as iniciativas de acessibilidade do Rock in Rio podem ser acessadas no site oficial do festival.

O Rock in Rio 2024 vai acontecer nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024, com 700 mil pessoas na Cidade do Rock. Será a celebração de 40 anos do festival que colocou o Brasil na rota da cena musical do mundo, e que, em 2022, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial pela Cidade e Estado do Rio de Janeiro. Já são 22 edições realizadas, mais de 3.800 artistas escalados, mais de 11.2 milhões na plateia e mais de 130 dias de magia desde 1985. E, para esta edição, os fãs podem aguardar uma festa especial, com novas experiências e vivências dentro da Cidade do Rock. Aqueles que não adquiriram o Rock in Rio Card, poderão garantir um lugar nesta edição que será histórica na venda geral de ingressos, que acontecerá no dia 23 de maio, às 19h, exclusivamente no site da Ticketmaster. E quem quiser estar na Cidade do Rock em 2024 precisa se planejar, já que neste ano o Rock in Rio Card esgotou em 2h04.

O público que adquiriu o Rock in Rio Card também já pode selecionar a data que deseja ir ao Rock in Rio. A escolha do dia é feita exclusivamente online por meio do site, na seção Meus Pedidos, até o dia 21 de maio de 2024. Durante o período de troca, o titular do Rock in Rio Card poderá escolher entre qualquer um dos dias do festival.

Na programação do primeiro fim de semana, Travis Scott é o headliner do Palco Mundo no dia 13 de setembro, mesmo dia em que o palco recebe o show de 21 Savage, Ludmilla e Matuê com participação de TETO e WIU, além de contar Deadmau5 como headliner do New Dance Order. Neste mesmo dia, o Palco Sunset tem shows de MC Cabelinho e Coral das Favelas, Orochi com Chefin e convidado, além de Veigh & Kayblack, e Funk Orquestra convida MC Daniel, Rebecca e MC Soffia. Já no dia 14 de setembro é a vez do Imagine Dragons comandarem o festival, com o Palco Mundo recebendo também OneRepublic, Zara Larsson e Lulu Santos, enquanto no Sunset NX Zero será o headliner e no New Dance Order DJ Snake encerra a noite.

No fim de semana seguinte, Ed Sheeran é o headliner do dia 19 e no Palco Mundo também se apresentam Charlie Puth, Joss Stone e Jão. Nesse mesmo dia, Gloria Groove sobe ao palco Sunset. No dia 20, o “Dia Delas”, é a vez de Katy Perry brilhar como headliner, com Cyndi Lauper e Ivete Sangalo se apresentando também no Palco Mundo, enquanto IZA, Gloria Gaynor, Tyla e Luedji Luna convida Xênia França e Tassia Reis no Palco Sunset. No NDO, Alison Wonderland é a primeira headliner confirmada para este dia, em que o line-up de todos os palcos será 100% feminino, enquanto no palco da Global Village, Angelique Kidjo faz show no dia 20. Fechando o Rock in Rio, no dia 22 de setembro, Shawn Mendes é o headliner e Akon e NE-YO também subirão ao Palco Mundo, enquanto o Sunset receberá a apresentação inesquecível de Mariah Carey.

Saiba mais sobre os ingressos para o Rock in Rio 2024

Para a edição do Rock in Rio Brasil 2024, o valor do ingresso será R$ 795 (inteira) e R$ 397,50 (meia-entrada) e não há cobrança de taxa de serviço. O pagamento pode ser feito por PIX ou cartão de crédito e o valor parcelado em até seis vezes. Clientes que efetuarem o pagamento com os cartões de crédito Itaú, Credicard e Iti têm 15% de desconto na compra de ingressos, por R$675,75 (não cumulativos com a meia-entrada) e poderão parcelar sua compra em até oito vezes sem juros.

O limite de compra do público em geral é de até 4 (quatro) ingressos por CPF, sendo uma meia-entrada, com exceção para meia-entrada para pessoas com deficiência, que têm direito a comprar outra meia-entrada também para seu acompanhante. Os clientes que adquirirem ingressos nesta modalidade terão que informar no próprio site todas as informações referentes ao documento que comprove tal condição, para posterior validação, assim como será necessário apresentá-lo no acesso à Cidade do Rock, no dia do evento.

O ingresso de meia-entrada é garantido por lei para estudantes, menores de 21 anos, maiores de 60 anos, PCDs e seu acompanhante, profissionais e professores da rede de ensino do Rio de Janeiro e jovens de baixa renda.

Sobre o Rock in Rio 

1984 marca o início das preparações para a primeira edição do evento idealizado por Roberto Medina e que hoje, 40 anos depois, é considerado o maior festival de música e entretenimento do mundo – o Rock in Rio. A história do evento se entrelaça com a do entretenimento no Brasil, sendo responsável por colocar o país na rota dos eventos internacionais, já que pela primeira vez, um país da América do Sul sediou um evento musical dessa magnitude. Em uma área de 250 mil m2, em Jacarepaguá, durante dez dias, 1 milhão e 380 mil pessoas foram iluminadas pela primeira vez e começaram a fazer parte do grande espetáculo. No palco — o maior do mundo na época, com 80m de boca de cena — 15 atrações nacionais e 16 internacionais. Originalmente organizado no Rio de Janeiro, o festival ganhou o mundo chegando a Lisboa (Portugal), onde é realizado até hoje, passando por Madrid (Espanha) e Las Vegas (USA).

Desde a primeira edição, já gerou 265 mil empregos diretos e indiretos e, apenas na última, em 2022, um impacto econômico de mais de 2 bilhões na cidade do Rio de Janeiro. Também no ano passado, o Rock in Rio foi considerado patrimônio cultural imaterial do estado do Rio de Janeiro. Pelas Cidades do Rock, desde 1985, já passaram mais de 11.2 milhões de visitantes, que assistiram a 3.816 artistas em 130 dias de magia. Dentre os números gigantes do festival, mais de 64 milhões de pessoas alcançadas nas redes sociais apenas em 2022 e mais de 12 milhões de fãs online. 

Gerando impactos positivos nos países onde é realizado e consciente do poder disseminador da marca, o Rock in Rio pauta-se por ser um evento com o propósito de construir um mundo melhor para pessoas mais felizes, confiantes e empáticas num planeta mais saudável. Adotando e incentivando práticas que apoiam o coletivo, se une a empresas que possuem este mesmo olhar e diretriz. O festival investiu, junto com seus parceiros, mais de R$ 110 milhões em diferentes projetos, passando por temas como sustentabilidade, educação, música, florestas, entre outros. Apenas na Amazônia, 73 milhões de árvores foram plantadas. A marca foi pioneira em ter a certificação ISO 20121 — Eventos Sustentáveis e, em 2022, começou a trabalhar ambiciosas metas para 2030, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

O ano de 2024 será de muitas comemorações para o Rock in Rio. O ano em que tudo começou, 40 anos depois, dá início às celebrações. E a festa brasileira já está marcada: 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024, no Parque Olímpico, Rio de Janeiro; e a lisboeta também: 15, 16, 22 e 23 de junho de 2024, no Parque Tejo. Das 22 edições anteriores, nove ocorreram no Brasil (1985, 1991, 2001, 2011, 2013, 2015, 2017, 2019 e 2022), nove em Portugal (2004, 2006, 2008, 2010, 2012, 2014, 2016, 2018 e 2022), três na Espanha (2008, 2010 e 2012) e uma nos Estados Unidos (2015).

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Instagram e Twitter @thiaggocamilo
Botão Voltar ao topo