Direção de Vilma Melo, dramaturgia de Marcéli Torquato e protagonizada por Paulo Verlings, a peça será apresentada em duas versões, com classificação livre para toda família e acima de 14 anos.
A peça tem em sua trilha sonora sucessos da música brasileira como “Nobre vagabundo” e “Canto da Cidade”, de Daniela Mercury; “Haja Amor”, de Luiz Caldas; “Várias Queixas” e “Vem meu Amor”, do Olodum; “Cara Caramba”, do Chiclete com Banana; “Levada Louca” de Ivete Sangalo; “Dandalunda”, de Margareth Menezes; e “Chuva, Suor e Cerveja” e “Não Enche”, de Caetano Veloso, todas interpretadas ao vivo
Depois de passar por Brasília e Rio de Janeiro, o espetáculo Salvador, Anoiteceu e é Carnaval chega ao Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo para uma temporada de 26 de maio a 25 de junho.
Com dramaturgia de Marcéli Torquato e direção de Vilma Melo, a peça foi concebida em uma versão para maiores de 14 anos, apresentada às sextas (19h), sábados e domingos (17h), e outra para toda a família, com sessões aos sábados e domingos, às 11h.
O trabalho foi idealizado pelo ator Paulo Verlings, que recentemente dirigiu a bem-sucedida peça Pá de Cal (Ray-Lux) e agora interpreta o protagonista da montagem. No elenco, ainda estão Aline Carrocino, Carolina Pismel, Ester Dias, Jefferson Melo, Nando Brandão, Patricia Elizardo e Udylê Procópio.
A trama acompanha o jovem músico e compositor Salvador, que foi abandonado pela noiva Constância no dia de seu casamento. Depois de receber uma carta anônima dizendo que sua amada está em Ermo, um lugar desencantado, ele parte à procura dela.
Nessa cidade, ninguém tem tempo para nada, nem mesmo para dormir, comer, ou até falar as palavras completas. Tudo por lá é ditado pela TimeTime, uma fábrica de relógios que passou a controlar o tempo.
Para contar essa história, a peça tem em sua trilha sonora sucessos da música brasileira como “Nobre vagabundo” e “Canto da Cidade”, de Daniela Mercury; “Haja Amor”, de Luiz Caldas; “Várias Queixas” e “Vem meu Amor”, do Olodum; “Cara Caramba”, do Chiclete com Banana; “Levada Louca” de Ivete Sangalo; “Dandalunda”, de Margareth Menezes; e “Chuva, Suor e Cerveja” e “Não Enche”, de Caetano Veloso.
Todas essas canções são interpretadas ao vivo em cena pelos músicos Marcelo Rezende (guitarrista e violonista), João Marcos Freitas (baterista), Leandro Vasques (baixista), Tássio Ramos (baixista), Raoní da Silva (percussionista).
A ideia do espetáculo, de acordo com Paulo Verlings, é justamente convidar o público a pensar em questões como “onde estamos colocando nosso tempo, nosso trabalho e os nossos sonhos? Que qualidade de vida temos hoje? Até que ponto perdemos a mão ao seguir esse estilo de vida contemporâneo?”
“Queremos trazer essa discussão através dessa fábula, que fala sobre a questão do corporativismo que invade a vida contemporânea e tem como contraponto popular as músicas do Carnaval de Salvador”, explica o ator.
E sobre encenação, a diretora Vilma Melo comenta: “A Marcéli tem uma forma muito poética de escrever, sem rubricas, tudo é cena. De alguma forma assumindo o papel de narradora, como se fosse ela própria nos contando essa história, misturando um pouco o conto, a poesia com a dramaturgia.
Meu trabalho basicamente é dar imagem a sua poesia. E o texto dela é incrível, às vezes, tenho receio de estar atrapalhando o texto. Ela escreve sobre o mundo fantástico, mas apontando para o mundo real que acontece agora”.
Ao receber este espetáculo, o Centro Cultural Banco do Brasil reafirma seu objetivo de ampliar a conexão do brasileiro com a cultura e traz aos palcos a riqueza de manifestações regionais, ao mesmo tempo que provoca reflexões importantes para a atualidade.
Crédito: Paula Kossatz
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