Com um investimento de R$ 400 milhões, o primeiro outlet da região metropolitana de Ribeirão Preto ocupa uma área de 120 mil metros quadrados, sendo 37 mil metros quadrados destinados à construção e 20 mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL). Além das opções de compras, o Santa Maria Outlet também contará com praça de alimentação, 1,8 mil vagas de estacionamento e contribuirá significativamente para a economia regional ao gerar mais de 1 mil postos de trabalho diretos após sua abertura. Em termos de negócios, a previsão é movimentar anualmente R$ 280 milhões.
Situado no município de Cravinhos/SP, às margens da Rodovia Anhanguera – um dos maiores corredores financeiros do país e que chega a registrar cerca de 100 mil veículos diários – o Santa Maria Outlet está com obras em fase de acabamento e tem previsão de inauguração no dia 20 de novembro. As chaves aos lojistas foram entregues em evento realizado nesta quinta-feira (18).
“Neste momento, a área de locação do Santa Maria Outlet já está com 70% de confirmação. Será um novo centro de referência para o comércio e lazer da região de Ribeirão Preto, oferecendo uma ampla gama de produtos de marcas renomadas com preços reduzidos”, conta José Roberto, presidente do Grupo Pereira Alvim.
O empreendimento reunirá mais de 100 marcas nacionais e internacionais. Entre as confirmadas estão: Adidas; Under Armour; Reebok; Mizuno; Aéropostale; Original Penguin; Kipling; Lindt; Opaque; Nathan’s Famous e Bar Brahma.
O entorno
A localização do Santa Maria Outlet é considerada privilegiada. Próximo da Zona Sul de Ribeirão Preto e de fácil acesso, o empreendimento está localizado em uma área que tem recebido muitos investimentos. Prova disso é que em seu entorno há a previsão de ser entregue mais de 4 mil lotes residenciais.
Composta por 34 municípios, a Região Metropolitana de Ribeirão é a nona mais rica no ranking do PIB (Produto Interno Bruto) do Estado de São Paulo, segundo a Fundação Seade e um dos principais polos econômicos regionais do Brasil. São mais de 1,7 milhão de habitantes e uma economia fortemente ligada ao agronegócio e a alta diversidade de atividades industriais e de serviços.
Conceito de outlets
Reconhecidos por oferecer produtos de diversas marcas com preços reduzidos, os outlets também promovem o desenvolvimento econômico e turístico das regiões em que estão inseridos.
De acordo com a ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Center), atualmente, o Brasil conta com 17 outlets em operação, distribuídos regionalmente: sendo 9 na região Sudeste, 4 no Sul, 3 no Nordeste e 1 no Centro-Oeste. Somente no Estado de São Paulo são 6 outlets. A área bruta locável total desses empreendimentos soma 348 mil metros quadrados.
“O setor de outlets tem mostrado crescimento contínuo, destacando-se pela oferta de preços reduzidos durante todo o ano. Além disso, a chegada desses empreendimentos impulsiona uma valorização imobiliária de 80% e um aumento significativo de 67% nos postos de trabalho”, conclui Glauco Humai, presidente da ABRASCE.