Em uma homenagem à eterna Rainha da Televisão, o SBT leva ao ar, na próxima quarta-feira, 18 de setembro, às 23h15 o primeiro episódio da série documental “Hebe, A Cara da Coragem”. A produção revela a verdadeira essência da artista, muito além das festas e do glamour que a tornaram famosa. O público vai entender como Hebe foi uma mulher empoderada, à frente de seu tempo, que lutou arduamente pelo seu espaço em um meio predominantemente masculino.
Na sequência da exibição no SBT, a série chega em cinco episódios ao catálogo do +SBT, em 19 de setembro, sendo exibida também no canal +POP do streaming, dia 19, às 00h. Com direção geral de Michael Ukstin e roteiro de Maria Eugênia Castilho, a obra traz mais de 30 entrevistas com artistas, amigos e familiares. Hebe Camargo é lembrada não apenas por seu brilho nas telas, mas também por sua coragem e determinação em abrir caminhos e inspirar gerações de mulheres.
O impacto emocional e a presença marcante de Hebe através dos olhos de outros ícones da televisão são citados. O cantor Daniel observa: “Parece que ela tinha a responsabilidade de fazer quem estivesse por perto se sentisse feliz, alegre. É uma missão que ela tinha”.
Boris Casoy ressalta sua audácia: “Ela não tinha papas na língua. Muitas vezes a linguagem dela beirava o proibido na época. Ela avançava. Assisti atos de coragem da Hebe muito significativos”. E Nany People completa: “Ela matava a cobra e mostrava o porrete.”
A série aborda ainda a resistência de Hebe contra o preconceito, como detalhado por Carlos Alberto de Nóbrega: “Naquela época as mulheres não eram como hoje. Havia um preconceito muito grande. E uma mulher, bonita, cantora, vai ser apresentadora? As pessoas até chegaram a duvidar um pouco”.
Ao recordar conflitos que ela teve que enfrentar para permanecer em frente às câmeras, Nilton Travesso revela o que ela disse ao ex-marido, Décio Capuano, quando ele pediu que Hebe escolhesse entre ele ou a televisão. “(Ela disse) ‘Eu preciso de um microfone para me comunicar com as pessoas. Preciso disso, senão eu vou morrer’”.
Travesso relembra um episódio que aconteceu pelos desentendimentos de Hebe com Décio. “Uma vez ela veio (falando) ‘aquele maldito, por que ele faz isso para mim?!’ e, “pá” (deu um murro na porta)… fincou. O (anel) solitário entrou no batente e nós não conseguíamos tirar a mão dela. Fui buscar uma chave de fenda e devagarzinho fui lascando em volta do solitário e tirei a mão dela”, conta Nilton.
Citando o segundo casamento de Hebe, Marcello Camargo, seu filho, reforça: “A grande diferença do Lélio para o meu pai é que ele era extremamente orgulhoso da Hebe artista. Ele tinha ciúmes da Hebe mulher, porque minha mãe era muito bonita, muito assediada das pessoas quererem chegar perto dela. Mas jamais da Hebe artista”.
Esses e outros depoimentos e acontecimentos estarão em “Hebe, A Cara da Coragem”, uma celebração da vida e da carreira de uma mulher que não apenas brilhou na televisão, mas também abriu caminhos e inspirou gerações.
“Hebe, A Cara da Coragem”
SBT – quarta, 18 de setembro, 23h15
Catálogo +SBT – quinta, 19 de setembro
Canal +POP – quinta, 19 de setembro, às 00h