O Programa atua na prevenção e no enfrentamento à violência de gênero, e foi criado em 2019 por Erica Paes, especialista em segurança feminina e fundadora do IDMEP (Instituto de Defesa da Mulher Erica Paes).
O Empoderadas faz parte do Programa Estadual de Enfrentamento ao Feminicídio no Estado do Rio de Janeiro, instituído através da Lei Estadual nº 9.985 de 7 de novembro de 2022.
A prevenção é a base da metodologia do Empoderadas, que leva aos seus polos em todo o estado, tatames e professoras graduadas em artes marciais, treinadas por Erica Paes.
Essas profissionais são preparadas para oferecer educação, alertar para direitos e identificação dos sinais da violência, sempre atuando de forma preventiva. Uma vez que nossas alunas se identificam como vítimas de violência, são inseridas na rede de acolhimento social, jurídico e psicológico do próprio programa.
Ou mesmo direcionadas aos equipamentos municipais e estaduais de atendimento para mulheres. Com o rompimento do ciclo da violência ou ao se deparar para com a violência patrimonial, nossa equipe oferece ainda cursos profissionalizantes e de empreendedorismo para que as mulheres tenham autonomia financeira.
O Programa Empoderadas, tem quatro anos de funcionamento e, ao longo deste tempo, dá assistência, cursos profissionalizantes e rede de apoio que conta com advogadas, psicólogas e assistentes sociais para um melhor acolhimento das suas alunas.
E segue em expansão. Hoje, são mais de 60 polos ativos por todo território fluminense e cerca de um milhão e trezentas mil mulheres já foram acolhidas.
Os polos promovem o atendimento de mulheres continuamente levando informações sobre as leis e direito das mulheres e fornecendo dicas preventivas de segurança para elas.
Em comemoração ao crescimento e sucesso do Programa, este ano promovemos a edição 2023 do ‘Empoderadas, O Prêmio’, em grande estilo, numa noite de gala, nos salões do Copacabana Palace.