Em mais uma obra de tirar o fôlego, Gabriel Bulcão sobe aos palcos do Rio apresentando ‘Medeia e Eu’, uma adaptação da tragédia grega “Medeia”, de Eurípedes. Adaptada para um solo de dança-teatro, a obra estreou no dia 26 de outubro, às 19h, no Teatro Cacilda Becker, Catete, Zona Sul do Rio, com entrada gratuita.
Ao longo dos anos, o mito de “Medeia” inspirou diversas obras e adaptações em diferentes épocas e por diferentes artistas e dramaturgos. Em 2024, Gabriel Bulcão, apresenta um projeto que pretende indicar um novo olhar ao mito, com o objetivo de provocar uma tensão entre uma vingativa Medeia ciumenta e a mulher Medeia que é levada a tomar atitudes extremas pelo fato de ter sido abandonada, de ser uma estrangeira e que apenas clama por justiça.
“Medeia e Eu” é um projeto de pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso de Mestrado do Programa de Pós Graduação em Dança na Contemporaneidade da Faculdade Angel Vianna. Gabriel pretende universalizar “Medeia”, levando ao palco carioca um solo de dança-teatro, que visa chamar a atenção para a necessidade de quebrar as perspectivas patriarcais, seguindo rumo à equidade de gênero. Gabriel reforça os objetivos do espetáculo.
Gabriel destaca o que motivou a criação desta adaptação e explicou o diferencial desta obra: “Vamos tratar da mulher Medeia que luta contra os preconceitos da massa e passa por cima da ética, quando se trata de sobrevivência. Como diferencial para este monólogo “Medeia e Eu!”, traremos uma personagem-título, interpretada por um ator homem, para justamente colocar em xeque a realidade do homem contemporâneo e a questão da soberania patriarcal. Neste papel, viverei a experiência das dores que todas as mulheres vivem, para dar aos espectadores a possibilidade de serem mulher em uma sociedade masculinamente perversa e de serem Medeia também”, explicou o ator.
“Um ator homem nesta adaptação se faz muito importante para que possamos mostrar ao espectador que não existe lado feminino e lado masculino, mas um ser que é composto por corpo e psiqué e que ambos percorrem as sensações físicas e mentais do homem e da mulher. Precisamos romper com as noções mal acabadas de que tal coisa é de homem e tal coisa é de mulher”, completou Gabriel Bulcão.
Além do espetáculo, serão realizadas outras ações, com o intuito de debater o mito de “Medeia”, como palestra com convidados (unindo teatro e a literatura) sobre “A contemporaneidade de Medeia”; Aula/encontro sobre “Literatura Grega e o Mito Grego”; Workshop sobre “Corpo e Palavra” utilizando tragédias de Eurípedes, para estimular o acesso às artes cênicas e à literatura clássica entre jovens e adultos. Além, de duas lives na página do Instagram do espetáculo, sobre “A Mulher Medeia” e o “O mito em Eurípedes”.
Sobre o ator
Ator, escritor, produtor, diretor, bailarino e pesquisador: Enquanto artistas se especializam em uma área, Gabriel Bulcão, se especializou em várias. Aos 28 anos, o artista que atua desde os 13 anos acredita que a diversificação de seu trabalho colabora para que a visão que ele têm em cada trabalho seja tornada real. O que hoje se tornou sua marca registrada, começou como uma forma de ser menos introvertido.
A Faculdade CAL de Artes Cênicas, foi o ponto de partida para uma trajetória repleta de grandes apresentações artísticas. Bulcão seguiu os estudos para se aprimorar na área, concluindo uma pós-graduação em Literatura, Arte e Pensamento Contemporâneo na PUC-Rio; em seguida fez o curso livre de Direção Cinematográfica na ABC tendo aula com Walter Lima Jr. E atualmente é mestrando em Dança na Contemporaneidade no Programa de Pós Graduação Profissional em Dança da Faculdade Angel Vianna.
Como ator, Gabriel participou de espetáculos como “Bailei na Curva”, de Júlio Conte, com direção de Antônio De Bonis exibido em 2014; Em 2015, participou de “Delicioso Lugar”, uma adaptação das peças “Esperando Godot”, “Dias Felizes” e “Fim de Partida” de Samuel Beckett, com direção de Marcelo Morato; “Don Juan” de Bertolt Brecht, com direção de Adriana Maia, em 2015 e “Então…” de Michel Robim, com direção de Isaac Bernat, de 2016.
Já em 2018, fez parte do elenco de “Colisão”, de Renata Mizrahi, com direção de Alexandre Contini; também estrelou a trilogia “Família Craft” com direção de Henrique Freitas, pela Disney Plus. Além de participar de “Enaldinho em uma noite infinita” com direção de Élder Miranda Jr, de 2023; do longa “Desapega!”, com Glória Pires e direção de Hsu Chien, exibido no cinema em 2023 e do longa “Apaixonada” (com Giovanna Antonelli) e direção de Natália Warth, de 2023.
Como diretor realizou os espetáculos “Com defeito de Fabricação ou O stand-up que deu errado”, com o ator Jorge Hissa, em 2017, no Teatro Poeira; o espetáculo “Maravilhoso Escândalo”, com as atrizes Dayanna Maia e Giovanna De Toni, “24 horas na vida de uma Mulher” espetáculo que dirige, produz, atua e dança ao lado da Atriz/bailarina Luciana Bicalho, esta peça foi contemplada pelo primeiro edital de fomento direto do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e teve temporadas no próprio Theatro Municipal e na Casa de Cultura Laura Alvim;entre outros.
Sinopse
Medeia, por causa de seu ódio contra Jasão, que desposara Glauce, filha de Creonte, assassinou-a e a Creonte e aos próprios filhos e separou-se de Jasão para viver com Egeu. A cena do drama se passa em Corinto.
Ficha Técnica
Concepção Geral, Direção e Atuação: Gabriel Bulcão
Diretora Assistente: Giovanna Abbud
Diretora de Movimento e Coreógrafa: Luciana Bicalho
Iluminação: Leysa Vidal e Luiz Oliva
Cenário e Figurino: Gabriel Bulcão e Lucas Toledo
Identidade Visual: Lucas Toledo
Produção: BULC Produções – Gabriel Bulcão e Lucas Toledo
Serviço
Gabriel Bulcão apresenta a adaptação “Medeia e Eu!”
Data: 26 de outubro
Horário: 19h
local: Teatro Cacilda Becker – Rua do Catete 338, Catete.
É preciso chegar com antecedência de 30 minutos para pegar senha. A entrada será gratuita.
Para acompanhar os trabalhos de Gabriel Bulcão, acesse: instagram.com/gabrielbulcao_oficial/